Foto: David T Silva

 

A primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Guabiruba, realizada na terça-feira (7), foi marcada pela presença de mais de 50 servidores públicos municipais de Guabiruba. Eles compareceram ao plenário, mesmo sabendo que não havia projetos relacionados aos assuntos pelos quais foram pedir apoio aos vereadores: melhoria salarial é o principal deles.

Para o vereador Cristiano Kormann (Progressistas), os servidores guabirubenses foram mal representados pelo Sinseb. “O servidor municipal tem muito mais valor diante da população, diante do serviço prestado, do que ele é representado pelo sindicato. Falo isso por ter participado, há duas legislaturas, na revisão do estatuto do servidor, do plano de cargos e salários do magistério e do plano de carreira. Achei muitas vezes a questão do servidor público mal representada pelo Sinseb”, opina.

- Publicidade i -

A vereadora Maria Simone Fischer (MDB), que também é servidora municipal, comentou que acredita ser importante a presença dos servidores no plenário, e que pode surtir algum efeito, já que outros vereadores demonstraram intenção em apoiar.

A parlamentar também relatou que o prefeito Valmir Zirke, reconheceu que os salários dos servidores de Guabiruba são baixos. “Foi reforçado pelo chefe do poder executivo municipal lá na palestra motivacional no dia 10 (de janeiro). Ele reconheceu que os nossos salários são baixos”, relata.

O presidente do legislativo Waldemiro Dalbosco (Progressistas) acredita que algum reajuste deve ocorrer. “Alguma coisa deve avançar. Mas essa discussão é tão antiga, e ela vai continuar. O que as pessoas precisam entender é que existe essa relação de receita e percentual de folha. Se a receita não cresce, não tem como a folha crescer”, afirma. 

De acordo com o parlamentar, uma possível solução é a melhoria no índice de retorno de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços  (ICMS) e de impostos municipais. “Mas isso é uma coisa indigesta. O que se arrecada de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Guabiruba é uma vergonha. Uma vergonha, três ou quatro milhões. Uma cidade como essa. Mas vai mexer? Já não passa aqui (na câmara). Os mesmos que defendem não passam uma reforma dessas. Não tem fórmula mágica”, conclui.

Palavra do Servidor

O servidor público Marcelo Bauer compareceu ao plenário com os demais colegas para reivindicar melhoria salarial e contou que a luta por melhor remuneração é antiga. “Na verdade essa briga por melhoria salarial é histórica na prefeitura. Existiu uma revisão, mas poucos foram revistos. O principal que tem de ser visto é a parte administrativa, desde o peão da Secretaria de Obras até o médico no posto de saúde”, opina.

O funcionário público também fala que entende a situação explicada pelo presidente da casa. “Entendemos a questão que o Waldemiro Dalbosco falou sobre a arrecadação. Isso são estratégias do executivo que eles têm de pensar e não nós funcionários. A administração não pode ficar fugindo sempre com desculpa”, comenta.

Outra questão apontada por ele e já relatada pela vereadora Simone é a respeito da declaração do prefeito no primeiro dia de trabalho em janeiro. “O próprio Zirke falou no primeiro dia de trabalho que hoje não é mais atrativo trabalhar na prefeitura de Guabiruba. Se o próprio prefeito entende isso, o que ele pode fazer para melhorar para nós?”, questiona.

Ordem do Dia

Foi aprovado por unanimidade a resolução nº 01/2023, que “constitui as comissões permanentes e aprovadas moções de congratulações 1/2023 e 2/2023. 

Os parlamentares também aprovaram o Requerimento nº 01/2023.

Os legisladores baixaram para as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Ordinária nº 1/2023 do Executivo, que autoriza a conceder auxílio financeiro para entidades da sociedade civil na área da saúde, assim como o Projeto de Lei Ordinária nº 2/2023 do Executivo, que autoriza auxílio através da Fundação Cultural.

A próxima sessão ordinária está marcada para a terça-feira, 14 de fevereiro.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow