Desde a primeira edição realizada em 2005, a Stadtplatzfest é sinônimo de alegria e amizade. Este ano não foi diferente: o público se divertiu e brindou com os amigos durante a festa, tanto nas barracas dos grupos quanto no Biergarten, espaço com praça de alimentação montado para receber os visitantes.
O evento foi realizado neste sábado (29) e contou com 25 grupos participantes (inicialmente a organização tinha divulgado 32). Para o prefeito Valmir Zirke, o diferencial da festa é ser um evento familiar.
“Eu participei desde a primeira Stadtplatzfest, na ocasião como parte da diretoria da festa. O número de participantes e de barracas diminuíram ao longo do tempo, até por conta da pandemia. Nós também tínhamos barraca e agora não temos mais. Em cada grupo têm 10, 20 participantes, mas dois ou três que trabalham. Isso às vezes faz com que no outro ano a pessoa não queira mais”, avalia.
A primeira edição do evento contou com 58 grupos inscritos. Segundo Zirke, a preocupação do Poder Público nunca foi com os números, mas sim com a qualidade da festa. “Nossa preocupação nunca foi com os números ou em fazer uma festa maior. Até porque não podemos perder o controle. É uma festa que vemos muitas famílias prestigiando e é isso que queremos. Não é a festa do “machão”, mas sim das famílias, para se divertir, rever os amigos e prestigiar a gastronomia. No começo não tínhamos o Biergarten, agora todos podem prestigiar e fazer festa sem precisar de um grupo específico”, completa.
Para o presidente da Associação Visite Guabiruba – Avigua, Edemilson Nicolau Huber (Nico), a festa mantém as tradições alemãs da cidade. “Desde 2019 participamos da organização a convite da Secretaria de Turismo. Em 2020 e 2021 não houve o evento por conta da pandemia e no ano passado voltamos com a nova proposta de retornar para o centro e trazer famílias e grupos de amigos, com o Biergarten para receber os visitantes, como fazemos o nosso Biergarten, que é a nossa abertura das festas de outubro”, conta.