Hamilton Jr./CVG

 

Um dos destaques da sessão ordinária de terça-feira (19), foi a participação do diretor de Meio Ambiente, Aloncio Schirmer, na tribuna popular. Ele abordou a suspensão do recolhimento de resíduos industriais, especificamente sobras de malhas e tecidos, que antes eram recolhidos pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). O diretor explicou que essa paralisação não afetou apenas Guabiruba, mas toda a região. Como solução temporária, Schirmer anunciou que o programa da Fiesc “Retalho do Bem” será responsável pelo recolhimento do material para reutilização na produção de itens de cama.

O presidente da Casa, Waldemiro Dalbosco (Progressistas) trouxe à discussão a situação do Hospital Azambuja não conseguir credenciamento para tratamento oncológico, por interferência de hospitais de Blumenau. “É revoltante, porque você tem o paciente internado aguardando para ser transferido para Blumenau para fazer o tratamento. A pergunta é: se temos instalações, equipamentos, corpo clínico e ajuda de empresários, porque não permitir que se faça esse tratamento aqui no Azambuja?”, questiona.

- Publicidade i -

A vereadora Maria Simone Fischer (MDB), comentou sobre a preocupação em relação aos tratamentos oncológicos na região, fazendo referência ao tratamento de sua irmã falecida, que constantemente se deslocava até Blumenau para receber atendimento. 

Outros temas também foram abordados durante a sessão. O vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) destacou a necessidade de retomar a discussão sobre a segurança nas escolas, ressaltando a importância da proteção da comunidade escolar.

Jair Francisco Kohler, (Progressistas) relembrou a enchente que atingiu Guabiruba há 40 anos, reforçando a importância da prevenção e da gestão adequada dos recursos hídricos.

Na ordem do dia foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei Ordinária nº 22/2023, que dispõe sobre diretrizes para elaboração da lei orçamentária para o exercício 2024. Também em segunda votação foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 24/2023, sobre a qualificação de entidades sem fins lucrativos como organizações sociais.

Os Requerimento nº 18/2023, 19/2023, 20/2023 e 21/2023, também foram aprovados.

A próxima sessão ordinária está marcada para a terça-feira, dia 26.


Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow