Na manhã desta terça-feira (24), o prefeito, Valmir Zirke e o vice Cledson Kormann, receberam um grupo de intercambistas alemães. A visita contou com apresentação da administração pública e dos laços do intercâmbio cultural realizado entre a cidade de Guabiruba e o distrito de Karlsruhe, no estado de Baden-Württemberg, na Alemanha.
Os intercambistas alemães têm a oportunidade de se hospedar nas casas de seus colegas brasileiros, além de participar de atividades culturais e turísticas na nossa região, com um roteiro que inclui as cidades de Brusque e Guabiruba, bem como uma série de passeios culturais e turísticos em Botuverá, Balneário Camboriú, Florianópolis e Bombinhas.
A intercambista Anna Dorwarth, da cidade de Flehingen, conta suas primeiras impressões. “É diferente, porque você tem diferentes ‘indústrias’ como o artesanato que visitamos, os chocolates, coisas que não temos muito onde moramos, o que é muito legal. Também gostei da cultura e das pessoas daqui que têm a mente aberta e são educadas. Fiz amigos no intercâmbio e voltaria para revê-los, além de voltar pela comida e cultura daqui que é incrível,” ressalta.
O intercambista Matteo Heitkamp, que mora em Bruchsal, também comentou sobre a visita. “É como uma pequena viagem ao passado, por conta da infraestrutura em Guabiruba e no Brasil em geral. As pessoas aqui gostam de dividir e compartilhar sua cultura com a alemã e europeia em geral. A comida aqui é bem mais saborosa, onde temos mais fontes de frutas e comidas tropicais, além das pessoas serem mais legais e acolhedoras em comparação aos alemães”, conta o jovem. “Com certeza eu voltaria, também penso em morar aqui”, finaliza.
O Intercâmbio Cultural Brasil – Alemanha acontece desde 2013. É uma parceria entre Guabiruba e o distrito alemão de Karlsruhe, que visa manter um vínculo afetivo entre os cidadãos, uma vez que o município foi fundado pelos alemães vindos daquela região.