Eu sei que vocês estavam ansiando ler mais sobre as eleições municipais de Brusque e Guabiruba nesta distinta coluna hoje. Aliás, este que vos escreve prometeu, inclusive, explanar um pouco acerca dos quase 300 candidatos a vereança de nossas amadas cidades, mas vou dar uma de político da velha guarda e enrolar vocês mais uma semana para abordar este tema. E, como bom político, prometo que, se eleito for no coração de cada um dos meus leitores, arrazoarei sobre, com toda a dedicação que meu eleitorado merece. É que, nos últimos dias, uma pauta política tem ganhado destaque nas mídias e redes sociais, infelizmente mais pelo show do que pelo âmago da questão.

Como vocês sabem, as eleições municipais estão ocorrendo em todos os mais de 6 mil municípios do Brasil. Um desses é a capital paulista, a maior cidade da América do Sul, São Paulo. Lá concorrem à prefeitura alguns personagens como o jornalista José Luiz Datena, a progressista Tabata Amaral, o psolista Guilherme Boulos e o coach Pablo Marçal. E essas figuras têm viralizado nas redes sociais com suas participações nos debates promovidos pelas redes de TV locais. Como só se fala nisso, vou seguir a “trend” e opinar. Conversava com um amigo meu sobre sensacionalismo, populismo e outros “ismos” que os candidatos continuam usando como ferramenta de autopromoção. Embora eu entenda que todo este circo faz parte do jogo, é lamentável perceber que, mesmo as novas caras da política, quer seja direita ou esquerda, insistem em velhas práticas quando o assunto é campanha. Política é coisa séria, campanha é tempo de apresentar propostas e o exemplo sempre precisa partir de cima. Enquanto continuarmos nos utilizando da práxis romana de “pão e circo” em detrimento da apresentação de valores, bandeiras e pautas, a população seguirá desinteressada do que realmente importa num pleito: a escolha de bons gestores da coisa pública. Teremos um debate sério em São Paulo? Tomara que a moda não pegue por aqui.

Mas a democracia é isso. No fim, cabe a nós deixarmos de dar audiência para traquinices e buscarmos quem possa levar a coisa toda muito a sério; ou não, sigamos nos divertindo com os memes e sofrendo com os desgovernos.

- Publicidade i -

 

Mudando de assunto…

Primeiro dia de campanha e eu faço um apelo. Tirem um tempo para ouvir e analisar todas as opções para prefeito antes de decidir o voto. E votem em um vereador que tenha uma nominata limpa e que, acima de tudo, seja acessível.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow