Guabiruba iniciou a coleta seletiva de forma efetiva na segunda-feira, 2, mas muitos moradores relataram ao Guabiruba Zeitung que o caminhão não passou para recolher os resíduos. A moradora do bairro Guabiruba Sul, Bruna Vieira, separou o lixo, mas até às 15h30 de quarta-feira, 4, o caminhão não havia passado, nem mesmo o de lixo comum.
A mesma situação ocorreu com Vanessa Staak Nava, moradora do bairro São Pedro. “O detalhe é que muitas casas separaram o lixo e hoje tem coleta comum, estamos receosos de que levem também o lixo reciclável, que foi separado”, preocupa-se. Nestas localidades, a coleta seletiva deveria ter sido feita na terça-feira, conforme cronograma divulgado pela prefeitura. A guabirubense Vera Lucia Decker também está preocupada com a ausência do caminhão de lixo e avisou ao jornal que a Recicle não passou. Porém, agora a empresa que faz o serviço não é mais a Recicle e sim a HMS, que foi licitada via Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).
O que diz a prefeitura
Segundo o prefeito Matias Kohler, já houve uma reunião com a HMS, empresa responsável pela coleta, e ajustes foram necessários para sanar situações que poderiam gerar problemas. “Nesta primeira semana encontramos algumas dificuldades e em reunião com a HMS tomamos algumas medidas para que nenhum ponto da cidade fique sem a coleta seletiva”. Quanto ao receio de que o lixo reciclável seja recolhido com o orgânico, o prefeito salientou que a empresa responsável pela coleta seletiva só vai recolher utensílios recicláveis que estejam nos sacos amarelos. “Se tiver lixo orgânico nas embalagens amarelas elas não serão recolhidas”, explicou Kohler.
Outras dúvidas encaminhadas pelas moradoras Daniela Pezzini e Edivania Kohler foram em relação a separação do lixo e dias da coleta. Os materiais recicláveis que embalam produtos orgânicos e de higiene devem ser higienizados com água antes de se unir aos outros materiais, pois o descarte de recipientes sujos compromete toda a coleta seletiva. Ou seja, todo o lixo que segue para o saco amarelo para ser reciclado deve estar limpo.
São resíduos recicláveis vidro, papel, plástico e metal. A passagem do caminhão de lixo reciclável vai passar todas as semanas.
Nas localidades onde a coleta convencional é nas segundas, quartas e sextas, a coleta seletiva será na terça-feira. Nas localidades onde a coleta convencional ocorre nas terças, quintas e sábados, a coleta seletiva é na segunda feira.
As dúvidas, reclamações e sugestões sobre a coleta seletiva de lixo deve ser encaminhada para a prefeitura pelo telefone 47 3308-3100 e estão sendo respondidas pelo Chefe de Gabinete Edimar Albino.
Confira os dias das coletas
Localidades: Lageado Alto e Baixo; Schiferbruch; Guabiruba Sul; Planície Alta; Alsácia; Lorena; São Pedro e Holstein
Coleta convencional: Segundas, quartas e sextas-feiras
Coleta seletiva: Terça-feira
Localidades: Imigrantes; Centro; Pomerânia/Gaspar Alto; Aymoré; Gruenerwinkel; Sternthal; Sibéria
Coleta convencional: Terças, quintas e sábados
Coleta seletiva: Segunda-feira
Esta semana na rua Alberto Nuss – bairro Centro, não foi feita coleta seletiva.
Aqui no Aymoré na minha casa não deicharam
o saco amarelo no lugar do outro que levaram