David T Silva

 

A Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC), Seccional de Guabiruba, lança neste sábado (21), o livro “Guabiruba 60 Anos de Emancipação: nossa história, cultura e tradição”. O evento marca a comemoração dos seis anos de fundação da entidade. Escrita por 11 imortais, a obra foi organizada pelo presidente da ALBSC Roque Dirschnabel e pela vice-presidente Rosemari Glatz. 

De acordo com o presidente, a ideia de produzir um livro sobre a história da colonização de Guabiruba, surgiu na fundação da Academia. “É um projeto elaborado por nós desde o início, desde a fundação da ALBSC em 2017. Cada acadêmico teve a incumbência de escrever sobre um tema. Todos coletivamente, como coautores, escreveram essa obra”, destaca.

- Publicidade i -

Para ele, o livro Guabiruba 60 anos de Emancipação é uma obra importante para a história da região. “É uma obra única e de referência para outros pesquisadores. Apesar de ser um livro abrangente, não é exaustivo”, afirma. Roque explica que na cidade não existe outro material deste porte, que tenha sido escrito coletiva e voluntariamente.

Publicado pela editora Unifebe, instituição da qual Rosemari é reitora, o livro de 400 páginas está organizado em capítulos, que abordam diferentes temas. “São muitos assuntos, desde aspectos históricos, culturais, políticos, arte, cultura, música, folclore, tradições, economia, arquitetura, atrativos turísticos, culinária local, esporte, dentre outros. Os conteúdos apresentados tiveram como recorte temporal inicial o ano de 1860, quando Guabiruba começou a ser colonizada, e final o ano de 2022, quando a cidade comemorou 60 anos de emancipação”, detalha.

Rosemari revela que a história da ALBSC também está contemplada na obra e que embora os temas tenham sido definidos, fez-se necessária alguma adaptação. “Uma das decisões foi que parte do livro seria dedicada a contar a própria história da Academia e apresentar o currículo de cada integrante, mas a maior parte do livro é um rico presente para a cidade. Entre a escrita e a diagramação final do livro, algumas coisas aconteceram, como, por exemplo, o “Schuma” encerrou suas atividades, e o município adquiriu o Parque Municipal. Foi necessário então ajustar alguns artigos e escrever outros”, conta.

Ela também comenta que seu envolvimento e o conhecimento da cidade contribuíram para a organização do material e que o sentimento é de orgulho. “Ter participado das pesquisas, escrita e agora viver este momento único que é o lançamento de um livro com os seus 60 anos de história é algo que me orgulha muito. Sou feliz e grata por esta oportunidade”, comemora.

O presidente Roque comenta que a distribuição do livro, que foi contemplado pelo XI Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, vai ser feita, primeiramente, como contrapartida para o município, em favor das escolas, da biblioteca e da fundação cultural. Outros exemplares serão distribuídos para autoridades, bibliotecas e entidades próximas de Guabiruba. O grande público também pode adquirir a obra, que será vendida pelo valor de R$ 50. 

Roque define o lançamento do “Guabiruba 60 anos de emancipação”, como uma grata realização. “Para mim significa a realização de um sonho. Eu não sou de sonho, mas poderia-se dizer isso. Esse livro foi um trabalho duro, de muita pesquisa, de muitas décadas. Estou extremamente feliz por podermos lançar essa obra”, conclui.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde.
    Moro em Curitiba Pr e gostaria de saber como consigo comprar um exemplar desse livro, pois morei ai na minha infancia.
    Obrigado

    Silvio Zimmermann

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow