Foto: Grazielle Guimarães

Bruna Eli Ebele, assumiu a pasta de Meio Ambiente em 2014 e nesta entrevista apresenta as principais atividades da pasta desde que assumiu e as metas para 2020. Dentre as ações mais citadas está o trabalho de Educação Ambiental com estudantes da rede pública de ensino guabirubense.

Guabiruba Zeitung: Quais as principais ações desde que assumiu a pasta?

Bruna Ebele: Educação ambiental, trazendo um maior conhecimento sobre as trilhas existentes em nosso município aos estudantes da rede pública municipal. Desde que assumi, nós começamos a levar os estudantes para conhecer as belezas naturais que existem em nosso município, eu acho esta ação excelente.

- Publicidade i -

Também iniciamos um trabalho no processo de licenciamento ambiental das empresas. Ainda hoje somos uma Secretaria pequena, com apenas quatro funcionários, mas temos outros profissionais que colaboram com nossas atividades. Eu acredito que o licenciamento foi um dos grandes avanços do município, tornando esse serviço totalmente municipal, trazendo a independência dos órgãos federais.

GZ: Quais as principais ações de 2019?

BE: O Programa de 50 Parcerias Municipais para o Clima, que Guabiruba aderiu junto a sua cidade co-irmã, Karlsdorf-Neuthard, da Alemanha. É um projeto novo, que ainda estamos desenvolvendo com várias frentes. Fazemos videoconferência mensais com nossos parceiros alemães para afinar o projeto e alinhar o que realmente iremos fazer, mas a principal ação que prevalece é a diminuição de emissão de gases nocivos para a atmosfera. 

Estamos na 7ª fase do projeto e desenvolveremos outras ações até abril de 2021. Neste ano nós focamos em trocar ideias, em 2020 pretendemos realmente escrever um projeto, que é financiado por uma agência da Alemanha e em 2021 tudo precisa estar ok para que a gente possa executar as ações previstas. 

GZ: E quais as metas para 2020?

BE: Educação ambiental, trazendo um reforço à Coleta Seletiva que implantamos em dezembro de 2020. Sabemos que precisamos constantemente educar e conscientizar as pessoas, por que é uma ação nova, muita gente ainda não sabe os materiais que podem ser reciclados, como acondicionar este material. Então precisamos trabalhar nisso e continuar com visitas às trilhas, temos em nosso município uma vasta área verde incrível, que merece ser valorizada e fazer com que os estudantes conheçam a importância dessas reservas é algo primordial para o governo.

GZ: Algum projeto prestes a ser executado?

BE: Com o início das aulas em fevereiro já iniciaremos os trabalhos de educação ambiental, então em janeiro já traçaremos algumas metas para iniciar as aulas já com algumas atividades e ações de educação ambiental.

GZ: Qual a expectativa para o último ano do governo?

BE: A expectativa é boa, acredito que nós desenvolvemos um ótimo trabalho até aqui e Guabiruba cresceu muito e isso mostra a dedicação de toda equipe do governo.

GZ: Tem planos de continuar na administração pública?

BE: Ainda não posso afirmar nada, mas gosto muito de trabalhar no setor público, para a cidade e para o meio ambiente.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow