Renata Vieira Ferreira, 37 anos, é candidata à prefeitura de Guabiruba nas eleições municipais de 2024 e a segunda postulante ao cargo a ser entrevistada pelo jornal Guabiruba Zeitung. Filiada ao Partido Liberal (PL), a candidata disputa pela primeira vez um cargo público, ao lado do vice, Pastor Jorge.
Concorrendo ao cargo de prefeita em chapa pura, Renata é empresária e mora em Guabiruba há sete anos. Em seu plano de governo, Renata aponta em detalhes diversas melhorias em diferentes pastas para o município de Guabiruba, em setores como desenvolvimento econômico, segurança pública e assistência social, por exemplo. Porém, a proposta governamental foca em três pontos principais, segundo ela, que são a saúde, a educação e a mobilidade urbana.
Confira a entrevista com a candidata à prefeitura de Guabiruba, Renata Ferreira, que expôs seus planos e projetos para o seu mandato, caso seja eleita.
Guabiruba Zeitung: Qual a sua história de vida no que se refere a sua atuação social? (relacionamento com a comunidade em geral). Se teve relação, quando foi e em que nível já esteve dedicado a alguma ação de interesse público?
Renata Ferreira: Sou natural de Ponte Alta, no planalto serrano de Santa Catarina, mas já moro há sete anos em Guabiruba. Sempre fui envolvida com o empreendedorismo e desde que me mudei para cá comecei empreendendo na área da costura e atualmente estou no setor de decorações e eventos, ou seja, sempre muito perto e próximo das pessoas. Em razão disso, com o objetivo de reunir aprendizados, além de discutir conteúdos relevantes, ter oportunidades de networking de alta qualidade e mentorias inspiradoras, foi que realizei o 1° evento “Só para Elas”, em parceria com outras mulheres empreendedoras. A ação foi uma tarde de muitas trocas, onde compartilhamos conhecimentos, ideias e experiências. Já em 2024 realizei o “Bingo das Empreendedoras”, tudo sempre em cooperação com outras empreendedoras. Nesse dia, podemos mostrar todo nosso trabalho, além de jogar bingo e compartilhar nossos conhecimentos.
Então como empreendedora sempre procurei trabalhar em parceria com outras empreendedoras, organizando eventos só para mulheres onde elas pudessem mostrar seu trabalho.
Quais as suas propostas para melhorar a mobilidade urbana de Guabiruba?
Um dos maiores desafios da cidade é em relação à mobilidade urbana. Isso porque a construção de um terminal urbano em Guabiruba já é uma demanda antiga do município e que afeta a vida de muitos moradores. A mobilidade urbana é uma pauta fundamental quando se fala sobre qualidade de vida da população e desenvolvimento urbano. A forma e condições como as pessoas se deslocam pode impactar positiva ou negativamente a população, levando em consideração a segurança, igualdade social, acessibilidade, sustentabilidade e infraestrutura. Por isso que cada vez mais se faz necessário não apenas pensar na mobilidade, mas também em soluções assertivas para contribuir com a sociedade. Por essa razão, nós ouvimos a comunidade que, angustiada, espera por anos que esse problema com a mobilidade urbana agora seja resolvido. Então, com todo o apoio, colaboração e dedicação dos aliados e parceiros que temos, agora é a hora de buscarmos recursos para trazer à cidade a construção de um terminal urbano e tirar esse projeto definitavamente do papel também. É importante deixar claro que nosso grupo já estudou e existe sim a viabilidade para que isso aconteça, e também já há um local, um terreno para que a construção do terminal urbano aconteça e os munícipes possam desfrutar desse serviço tão importante e necessário para Guabiruba. Por isso, nós precisamos e vamos correr atrás para buscar os recursos necessários e tirar esse projeto do papel, tendo como objetivo principal e final a concessão do transporte público municipal. Além disso, outro objetivo previsto no nosso plano de governo é intensificação do programa de pavimentação em parceria com a população, a qual prevê a colaboração dos moradores na compra de materiais para suas ruas, enquanto a prefeitura da cidade adquire os materiais utilizados na base, meio fio e drenagem pluvial. Além de utilizar da mão de obra do município para custeio de realização. Este é um projeto muito importante e que precisa sim acontecer, bem como a construção de calçadas em vias já pavimentadas, que é algo muito cobrado pela comunidade. Dessa forma, moradores e poder público conseguem sanar diversos problemas que, por vezes, acabam dificultando a vida dos moradores. Em diversos momentos os problemas com chuvas e enxurradas deixam muita lama ou bocas de lobo entupidas, e com o programa de pavimentação muitos desses problemas são minimizados ou acabam. Outro objetivo é em relação a ampliação e integração das ciclofaixas da cidade que são tão necessárias e importantes para ampliar a malha cicloviária e também oferecer segurança aos usuários. Nosso plano de governo também aponta a construção das calçadas nas vias pavimentadas, consulta a população sobre a pavimentação da ligação entre Guabiruba, Gaspar e Blumenau e por fim a ligação dos bairros com a abertura de novas vias públicas.
Como considera os servidores públicos, uma vez que sem eles não é possível administrar o poder público? E que relação pretende ter com os pares?
Hoje a prefeitura de Guabiruba conta com um excelente quadro de servidores efetivos, exemplos disso são o senhor Jair Brambilla, atual Secretário de Obras, a senhora Márcia Hochsprung Watanabe, ex-secretária de Esportes e atual secretária de Educação, e a senhora Kely Regina Messer, atual secretária de Administração e Finanças, sendo que todos são funcionários efetivos e ocupam importantes secretarias municipais. Entendemos a importância dos servidores públicos e pretendemos valorizá-los financeiramente, claro, sempre dentro das possibilidades do que o orçamento permite. Vamos continuar a cumprir com o piso nacional do magistério, em primeiro de janeiro de cada ano. Manteremos diálogo com o sindicato de servidores públicos de Brusque e região, visando discutir e atualizar o estatuto dos servidores e o estatuto do magistério. Pensando ainda em como melhorar essa parceria, é que propomos a capacitação dos servidores para que haja uma desburocratização da administração como um todo.
Quais suas propostas para melhorar o atendimento em saúde na rede municipal?
Entre as principais prioridades do nosso governo está a construção de um hospital no município de Guabiruba (lembrando que já tivemos atendimento hospitalar 24h no passado). Isso porque essa demanda da população já é antiga e está se tornando cada vez mais urgente, diante do crescimento da população acima da média, demandando ainda mais o atendimento na área da saúde. Se eleitos, poderemos contar com o grande apoio na busca de recursos para a construção do hospital. Confio muito que isso será possível, pois nosso grupo é forte, visto que atualmente temos 11 deputados estaduais, cinco deputados federais, governador, senador e suplente (brusquense), todos do PL, havendo grandes chances de tirarmos esse projeto do papel, tornando o hospital uma realidade para os cidadãos guabirubenses que tanto necessitam de um atendimento quando adoecem. Quanto mais rápido e eficiente for um atendimento, maiores são as chances de se salvar uma vida e menores serão os gastos com tratamentos. Por isso, nosso planejamento é realizar a construção de um hospital que tenha diversos equipamentos que possam atender a demanda que o município possui, ter profissionais capacitados e que possam receber e atender com qualidade a quem procura a unidade hospitalar. Assim, todos terão cada vez mais oportunidades de ter acesso a uma medicina de qualidade, com tratamentos e metodologias adequadas. A proposta é erguer o prédio do Hospital Municipal em um terreno que já é de propriedade do município e que fica localizado na rua Prefeito Ivo Fischer. Tudo isso pleiteando emendas parlamentares para aplicação dos recursos no desenvolvimento do projeto e na área da saúde como um todo. Além do mais, precisamos ampliar o programa visando garantir mais exames médicos e medicamentos à população, bem como aumentar as especialidades médicas em todas as áreas da saúde, o que é uma queixa recorrente da população, pela demora no atendimento necessário. E para que isso aconteça de acordo com o proposto e com qualidade, vamos qualificar os servidores para termos um atendimento mais humanizado nos serviços de saúde, pois, geralmente quando o cidadão necessita de atendimento médico, ele se encontra num momento muito fragilizado.
Quais as suas propostas para melhorar a segurança pública de Guabiruba?
Apesar de sabemos que a segurança pública é função do governo do Estado, vamos intensificar, via Executivo, Legislativo, Núcleo de Empresários, Câmara de Dirigente Lojistas (CDL), Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) e toda a sociedade civil organizada, a cobrança junto ao Estado com o objetivo de aumentar o efetivo policial e do corpo de bombeiros em nossa cidade que desempenha um papel tão importante a todos os moradores guabirubenses e, quando necessário, também auxilia a cidade vizinha Brusque, além disso também lutaremos pelo a ampliação na área de atuação do 18º Batalhão da Polícia Militar. Outra proposta é o aumento no número de câmeras de monitoramento, sempre buscando parcerias com o Núcleo de Empresários e CDL para que cada vez mais nossa cidade esteja protegida e tente dessa forma inibir qualquer ação ilegal. Além disso, vamos buscar a parceria com a Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente, Mulheres e Idosos de Brusque (DPCAMIs), para atendimento das mulheres, crianças, adolescentes e idosos de Guabiruba. Essa sociedade se faz muito necessária e importante uma vez que realizam ações de prevenção, proteção e investigação fiscalizando o cumprimento das leis que atendam os interesses das mulheres, como os crimes de violência doméstica, por exemplo, e entre outros. Por último, também vamos buscar a construção de pontos de apoio para a Polícia Militar nos bairros mais populosos e distantes do município.
Quais são suas propostas para as políticas públicas? Quais você considera mais importantes?
Dentre as mais diversas secretarias que compõem a prefeitura de Guabiruba, todas têm seu valor importante dentro do papel que desempenham. Por esse motivo, o nosso plano de governo prevê ações e recursos destinados a diferentes pastas como esporte, lazer, cultura, turismo, desenvolvimento econômico, agricultura, meio ambiente, assistência social, segurança pública, patrimônio público, bem como propostas para a administração. Porém, devido às grandes demandas apresentadas pela população, nossa prioridade para o nosso governo é a saúde, educação e a mobilidade urbana.
Quais estratégias serão realizadas para alavancar o desenvolvimento econômico da cidade?
Falar do desenvolvimento econômico de Guabiruba é falar sobre a grande riqueza do município. Nossa cidade tem uma forte atuação industrial, comercial e prestadora de serviços. E para fomentar isso, nós entendemos que a pavimentação de vias públicas, a interligação de bairros, a construção do terminal urbano, são ações que vão permitir a expansão da nossa indústria e do nosso comércio e é isso que o nosso plano de governo tem como objetivo. Atualmente todos os setores sentem a falta de mão de obra qualificada, por esta razão precisamos discutir junto com as entidades, firmar parcerias para que encontremos soluções para esse problema, buscando a qualificação da mão de obra no município, parte fundamental para que a cidade continue crescendo e se desenvolvendo. Além de tudo, outro objetivo é melhorar também o ambiente de negócios, desburocratizando e agilizando a abertura de novas empresas.
Quais os projetos pensados e idealizados para crianças e adolescentes do município? Esporte, lazer entre outros.
É inegável que a prática da atividade física traz diversos benefícios à saúde, pois independente do tipo da prática realizada, o ato de se exercitar está positivamente correlacionado com uma expectativa de vida mais longa e uma vida mais saudável. Em razão disso é que nosso plano de governo aponta que precisamos apoiar de forma mais efetiva as entidades esportivas de Guabiruba, pois são elas que oferecem muitas modalidades aos Guabirubenses, como futsal, futebol, vôlei, karatê, entre outros. Outro ponto importante e necessário para fomentar o esporte no município, daremos apoio à realização dos Jogos Comunitários e demais competições esportivas de Guabiruba, sem esquecer também de apoiar a realização de eventos esportivos de nível estadual e nacional. Além disso, também vamos retornar com a “Rua do Lazer”, proporcionando um local para que as famílias possam realizar atividades ao ar livre durante o final de semana. Por fim, iremos consultar a população, através de audiência pública, para definir como se dará a futura utilização do parque Municipal Érico Vicentini.
Há algum planejamento para investimento em estrutura física na construção de escolas e creches?
Entre um dos pontos mais importantes do nosso planejamento de governo está a pasta da educação. Além de muitos investimentos para que o ensino seja fortalecido, nosso foco está em melhorar o serviço oferecido à população, uma vez que, por meio da educação, podemos ampliar nossos horizontes, adquirir novos conhecimentos e habilidades e melhorar nossa qualidade de vida. Desta forma, é fundamental que a educação seja tratada com a importância que merece, e que sejam feitos investimentos adequados em todas as etapas do processo educacional, desde a educação infantil até a formação profissional. Por esse motivo que, quanto à estrutura física de creches e escolas, nosso objetivo é a manutenção e ampliação das unidades escolares de Guabiruba, com a construção de uma creche na área central do município, visto que o atual imóvel é alugado. Buscaremos também alcançar a construção da cobertura da quadra da nova escola Ervin Schumacher, localizada no bairro Lageado Baixo, e da quadra da escola João Jensen, localizada no Holstein. Já pensando na melhoria das instituições, vamos fortalecer os costumes e princípios de moral, civismo e família, aproximando assim os pais da escola. Pensando nisso também, lutaremos pela implementação da escola cívico militar, que já acontece em escolas da cidade vizinha, Brusque. Nosso propósito também é realizar a entrega de materiais e uniformes escolares dentro da estação para que as crianças e adolescentes possam ter um bom aprendizado de forma adequada e eficiente, bem como auxiliar os estudantes a terem vestimentas adequadas para o ambiente escolar, auxiliando conjuntamente o lado financeiro das famílias. Por fim, iremos acompanhar de perto as obras da reforma e ampliação da escola João Boos para que chegue definitivamente ao fim e as crianças e adolescentes, que tanto necessitam, possam voltar a estudar naquela unidade.
Saiba que quero e vou votar nessa chapa pra prefeito. Mas queremos coerencia e akinhamento com os valores do oartido em nivel federal, cumpridos também em nosso município. Pergunto baseado na entrevista: quer incrementar as secretarias de serviço público? Nao deveria para ser coerente com seu partido em seus fundamentos, enxugar e diminuir o tamanho hoje inchadíssimo, de funcionários, e procurar desregulamentar, baixar impostos, extinguir taxas e alvarás e tantas outros impostos diminuir iptu etx como se espera que um partido “liberal”? Menos eetado mais liberdade. O fardo está pesado ao munícipe guabirubense. Desregulamente, desburocratize, saiam das nossas costas! Hoje se cobra taxas e alvarás e multas até pra espirro! Nao somos mais donos de nossas propriedades ou do que fazemos dentro delas. Os serviços sao ruins e caros. Saiam da nossa aba e cortem as despesas. Isso sim é plano de governo!