Crédito: Suelen Cerbaro

Por: Grazielle Guimarães

Na quarta-feira, 27, os guabirubenses começaram a receber os sacos onde serão depositados o lixo reciclável pela comunidade. Cada residência ou estabelecimento comercial recebeu cinco unidades e, conforme for utilizando, a mesma quantidade será reposta. Se uma casa utiliza dois sacos, quando a coleta seletiva passar deixará dois sacos novos, por exemplo. 

A ação anuncia o início dos trabalhos do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) no município, através da campanha Vale Muito Cuidar, que incentiva a separação e destinação correta do lixo. Mas muitas pessoas não estão certas do que exatamente se trata o novo saco e o que elas precisam fazer. 

- Publicidade i -

O Guabiruba Zeitung visitou algumas residências para entender melhor quais são as dúvidas da população, porém, de quatro casas visitadas, em três as pessoas disseram não ter se inteirado sobre o programa, nem ter lido o panfleto que orienta sobre a coleta seletiva.  O prefeito Matias Kohler respondeu algumas das principais dúvidas que chegaram até ele:

É preciso encher o saco com lixo reciclável?

Cada casa avalia sua necessidade, se você tem duas ou três garrafas de vidro, por exemplo, e deseja descartá-las não tem problema nenhum.

Se eu não fizer o descarte correto serei punido ou terá alguma fiscalização mais rigorosa nesse sentido?

Nossa intenção é trazer informação e conscientização para as pessoas. Não haverá punição e sim uma fiscalização que buscará conscientizar e informar a comunidade, até porque este programa não funcionaria sem a participação da população.

E se os sacos são deixados em um determinado ponto, e não nas casas, como será feita a reposição?

Quando a coleta passar, se o funcionário recolher cinco sacos ele deixará no mesmo ponto cinco sacos novos. Cabe a comunidade se organizar para pegar apenas a quantidade que foi usada em sua residência ou eleger um responsável que fará a redistribuição na rua.

O que pode e o que não pode ir nos sacos amarelos?

Tudo que for reciclável pode, então:

Vidro
Papel
Plástico
Metal
Lembrando que as embalagens devem ser higienizadas e secas pois resíduos de alimentos podem contaminar toda a coleta reciclável.

Em que dias da semana o caminhão do lixo reciclável vai passar pela minha rua?
A passagem do caminhão do lixo reciclável vai passar todas as semanas conforme o seguinte cronograma:
Nas localidades onde a coleta convencional acontece nas segundas, quartas e sextas, a coleta seletiva acontecerá na terça feira. Nas localidades onde a coleta convencional acontece nas terças, quintas e sábados, a coleta seletiva acontecerá na segunda feira.

E como fica o cronograma da coleta do lixo comum?
Não muda nada.

Eu posso usar esse saco amarelo para rejeitos e lixo orgânico?
Não. O saco amarelo deve ser utilizado exclusivamente para os materiais recicláveis.

O que eu faço com o lixo orgânico?
O lixo orgânico pode ser utilizado para fazer uma composteira para adubar sua horta, seus vasos, seu jardim. Mas se você não tem condições de fazer uma composteira, ele pode ser depositado para a coleta junto com o rejeito no dia da coleta do lixo comum. Jamais junto com os recicláveis.

O que são rejeitos?
Rejeito é tudo aquilo que não pode ser reciclado e também não é orgânico. Exemplo: o lixo do banheiro, fraldas usadas, absorventes, embalagens sujas que não podem ser lavadas, entre outros.

A taxa de lixo vai aumentar?
Inicialmente, não. E a ideia é que aconteça o contrário: os gastos com o recolhimento e a destinação do lixo tendem a cair a partir do momento em que a coleta esteja funcionando conforme o projeto inicial. Por isso, é fundamental a colaboração de todos os cidadãos, o que irá refletir tanto no meio ambiente como em economia para todos.

Para onde vai o meu lixo agora?
Todo lixo coletado em Guabiruba, tanto os rejeitos como os recicláveis, vai para o Parque Girassol, em Timbó, onde receberá a destinação correta.

Como devo acondicionar o lixo reciclável? Eu devo separar plástico, metal, papel, etc. para a coleta?
Não. Tudo o que você encaminhar para a coleta reciclável deve ser acondicionado nos sacos amarelos que você recebeu. Não precisa separar os materiais, a triagem será feita na Central de Valorização de Resíduos, localizada no Parque Girassol, em Timbó. Lá será feita a separação e o encaminhamento dos itens para a reciclagem. Você deve tomar o cuidado de embrulhar vidros e metais cortantes para evitar acidentes. Tudo deve estar limpo e seco ou poderá tornar impossível a reciclagem de todo o lixo que for coletado com o seu. E lembre-se: não misture os recicláveis com o lixo comum.

O caminhão da coleta seletiva também poderá recolher móveis, eletrodomésticos e eletrônicos?
Não. Itens maiores devem ser levados até o Ecoponto que fica anexo à Secretaria de Obras de Guabiruba, na Rua Paulo Kormann, Centro. De lá, essas peças também serão enviadas para Timbó por outro tipo de caminhão.

Lâmpadas pilhas, baterias e pneus também podem ser levadas ao Ecoponto ou deixadas para a coleta na minha rua?
Não. Esse tipo de material deve ser entregue em lojas ou assistências técnicas de acordo com a lei da Logística Reversa (Lei 12.305/10).

Onde mais eu posso esclarecer minhas dúvidas?
No site da Prefeitura de Guabiruba: www.guabiruba.sc.gov.br. Além das notícias publicadas na nossa página, no lado esquerdo tem um menu com banners azuis. Clique em “Plano Municipal de Saneamento Básico”.

Nas redes sociais da Prefeitura de Guabiruba: www.facebook.com/prefguabiruba e @prefeituradeguabiruba no Instagram.

No site do CIMVI: http://cimvi.sc.gov.br/

Telefone da Prefeitura de Guabiruba 3308-3100.

Para reclamações ou sugestões sobre a coleta: (47) 99727-0935.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow