Fotos: David T Silva

 

A procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi realizada na manhã desta quarta-feira (12), em Guabiruba. O início do trajeto foi na igreja matriz, no centro, com destino a comunidade que leva o nome da padroeira do Brasil, no bairro Guabiruba do Sul.

Com escolta da Polícia Militar, o pároco padre Marilton Nuss, levou a imagem da santa por todo o percurso, em carro aberto, abençoando as casas dos fiéis devotos, que estavam enfeitadas com imagens de Nossa Senhora e balões em altares nas varandas e fachadas.

- Publicidade i -

“Essa tradição já acontece há alguns anos em todas as comunidades ao longo da semana ou 10 dias. É um dia em que nós viemos para rezar”, revela o pároco, que celebrou a santa missa nas dependências do salão da comunidade, com a participação de centenas de fiéis.

 “Temos muito para agradecer, louvar e bendizer a Deus pelas muitas graças e bênçãos que já recebemos”, frisa ele, que dá o testemunho de fé na santa, durante a homilia. 

O celebrante conta que em 2011, em uma viagem para Vidal Ramos, começaram a rezar o terço por sugestão de um dos seminaristas que estavam no carro e houve um acidente. E ao final ele disse: “que bom que rezamos, poderia ter sido pior. A mãe nos protegeu”, completou.

O padre também fala que a cada noite de novena uma comunidade convidada celebra com a comunidade local. “Cada capela vem celebrar esse evento religioso tradicional e assim continuamos perseverando nesse caminho de fé, para que cada família seja sempre muito abençoada pelo bom Deus e Maria que mesmo apresentou: ‘ fazei tudo o que ele vos disser ‘, nas bodas de Caná. Ela mesmo confia e mostra para nós todos que é possível confiar sempre”, conclui.

Devoção

A devota de Nossa Senhora Aparecida, Lourdes Munch da Silva, conta que sempre está nas festas da comunidade que leva o nome da santa e sempre participa das missas. Neste ano, participou de duas noites da novena em preparação para a festa em honra a padroeira.

Ela relata que já recebeu duas graças pela devoção. Uma delas foi há 29 anos quando seu filho precisou fazer uma cirurgia no coração e ela rezou pedindo ajuda à Nossa Senhora e foi atendida. Por esta graça ela fez a promessa de carregar o filho no colo durante o caminho de ida e volta, na passarela da fé, que tem 392 metros, em Aparecida do Norte (SP). A promessa foi cumprida quando seu filho tinha oito anos. “Nossa Senhora Aparecida está no meu coração, na minha família”, frisa. 

Dona Lourdes também comenta que no ano passado alcançou mais uma graça por devoção à santa. Desta vez, pediu a Nossa Senhora pela gestação de risco da filha e novamente prometeu a travessia da passarela, desta vez com o neto. “Deu tudo certo e em dezembro de 2021 cumpri a promessa com meu neto. Fui na igreja e hoje estamos aqui sãos e salvos. Eu acredito que ela está pondo a mão em tudo. Confio muito nela”, finaliza.

Festejos 

Nesta quarta-feira, o público conferiu a gastronomia da festa, com a venda de churrasco, galeto, cachorro quente, cuca, bolo e serviço completo de bar e cozinha. A animação foi por conta de Valmir & Volnei. As crianças puderam se divertir com camas elásticas e piscina de bolinhas.



Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow