Foi realizada na tarde desta terça-feira (7) a solenidade de inauguração da reforma e ampliação do quartel da Polícia Militar e da Delegacia de Polícia Civil de Guabiruba. A obra é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio das forças policiais, Poder Público Municipal e empresariado local. O investimento foi de R$ 160 mil. 

Durante a realização dos trabalhos de reforma, de março a dezembro, os dois policiais Civis e os 13 Militares que atuam no local utilizaram uma unidade temporária, instalada em frente ao quartel e à delegacia. 

- Publicidade i -

“Esta reforma era uma necessidade, pois o nosso prédio estava em condições bastante precárias. Foi feita uma reforma completa do quartel e da delegacia. Ficamos apenas com as paredes de pé e trocamos do piso ao telhado da estrutura, com recursos do Convênio de Trânsito da Polícia Civil, convênio de Rádio Patrulha da Polícia Militar e iniciativa do empresariado. Tudo para proporcionar um maior conforto à população que vem buscar auxílio conosco. O nosso efetivo, tanto da PM quanto da Civil, é bastante reduzido, mas isso não influencia no nosso trabalho, pois os nossos índices são muito bons em nível de Estado”, destacou o comandante do Grupamento PM de Guabiruba, primeiro sargento Murilo Wilke.  

O responsável pela Delegacia, escrivão Pedro dos Santos, lembrou que a estrutura do prédio era muito antiga e apresentava rachaduras e cupim. “O forro de algumas salas era sustentado por pedaços de madeira para não cair. Agora, com a reforma e ampliação temos melhores condições de trabalho para o atendimento ao cidadão. A segurança pública é uma área essencial e quando se tem união de forças, os benefícios chegam à comunidade. A única razão de ser um órgão público é atender e servir o cidadão, e, é isso que as polícias Civil e Militar fazem”, destacou. 

Para o delegado regional, Fernando de Faveri, a nova estrutura e fachada ficaram muito boas. “O local passou por uma ampla revitalização interna e externa. É praticamente uma nova delegacia. O que demonstra a boa parceria da força pública estadual por meio das polícias, da Prefeitura de Guabiruba e o relacionamento entre as próprias polícias, considerando que é uma unidade em que as duas forças de segurança estão juntas e dividem o mesmo espaço. Guabiruba vem se agigantando aqui na nossa 17° região e precisa de uma estrutura que faça jus ao seu crescimento. Precisamos agora, obviamente, de mais policiais. Essa é uma tarefa que cabe a mim buscar”, ressaltou. 

O comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, também participou do evento. Segundo ele,  a obra de revitalização melhorou a qualidade do ambiente para os policiais, bem como, a edificação repercute em um respeito maior pelas instituições Polícia Militar e Civil.

“Guabiruba hoje é uma cidade com mais de 25 mil habitantes e o quartel estava sem condições de trabalho, o próprio telhado e a estrutura. Nada melhor do que ter uma casa em condições, para poder prestar um serviço de qualidade lá na ponta para a sociedade”, ressaltou o comandante. 

O prefeito Vilmar Zirke destacou a importância da obra de reforma e ampliação do espaço e também a parceria com a iniciativa privada. “A falta às vezes é de recurso e não de vontade. Por isso, nosso reconhecimento a ajuda que os empresários deram aqui. Parabéns aos policiais pelo belo trabalho que realizam e pelo cuidado que têm com a nossa cidade”, frisou. 

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Cledson Roberto Kormann, o presidente da Câmara de Vereadores Cristiano Kormann, vereadores, familiares dos policiais, empresários e comunidade em geral.  

Câmeras

Além da parceria com a iniciativa privada para a reforma das instalações, a polícia também mantém parceria com o empresariado local com as câmeras ACR, utilizadas no monitoramento da criminalidade no município. “Nós conseguimos localizar veículos rapidamente. São vários os casos que detivemos o cidadão e conseguimos localizar veículos furtados com o uso das câmeras. Sem o empresariado não teríamos essa tecnologia à disposição. A população de Guabiruba só tem a ganhar com essa parceria”, avalia o sargento Wilke. 

Atendimento 

A Delegacia de Polícia Civil e a sede do Grupamento Polícia Militar ficam localizados na rua José Fischer, 123, no centro de Guabiruba. O horário de expediente é das 13 às 19h. Lembrando que a PM atende 24h, pelo número de emergência 190. 

 

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow