Quadro Independência ou Morte

 

Há exatos 200 anos, d. Pedro I (1798-1834) proclamou a Independência do Brasil. Para marcar a data, separamos cinco curiosidades sobre esse importante capítulo da nossa história. Confira:

1. O nome completo de d. Pedro I era: Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

- Publicidade i -

2. Não foi d. Pedro I que assinou a declaração da Independência, e, sim, sua esposa Maria Leopoldina, em resposta a ordem da corte portuguesa para a volta do príncipe a Portugal. Ou seja, foi dela a iniciativa de romper completamente as ligações com os portugueses, em 2 de setembro.

3. O príncipe regente só teve contato com a carta da Independência cinco dias depois, a caminho de São Paulo. No dia 7 de setembro, o mensageiro Paulo Bregaro alcançou a realeza e entregou a carta, próximo ao Rio Ipiranga. Minutos depois, d. Pedro I gritou “Independência ou morte!”, declarando o desligamento de Portugal com o Brasil.

4. Contam os historiadores, que diferente do que foi retratado por Pedro Américo, em 1888, na tela ‘Independência ou Morte’, d. Pedro I montava uma mula, usava roupas velhas e estava com dor de barriga no momento histórico, que marcou a independência do Brasil.

5. Este ano, o coração de d. Pedro I foi trazido ao país, após ser emprestado pelo governo português. A relíquia ficou exposta no Palácio do Itamaraty, desde o dia 23 de agosto, em comemoração aos 200 anos da Independência.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Cinco curiosidades ingênuas. Por isso somos colonizados, mesmo 200 anos depois.

    A “mumia” do coração dá a dimensão dessa ingenuidade política e social.

    As curiosidades poderiam ser de como está a independência intelectual , econômica, cultural, étnica, social, política e ideológica dos povos e pessoas que aqui convivem.

    Temos muita luta pela frente para que a nação, os povos, as pessoas e a sociedade brasileira se livre dos opressores e ditadores de plantão, para nossa nação tenha protagonismo e independência.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow