Crédito: Grazielle Guimarães/Guabiruba Zeitung

Diversas pautas consideradas urgentes pela população guabirubense foram discutidas durante a sessão desta terça-feira, 10. O primeiro parlamentar a usar a tribuna foi Haliton Teodoro Kormann (MDB) que se reuniu com os moradores do bairro Planície Alta. Dentre as principais demandas dos moradores estavam o alargamento da curva no início da via bem como a limpeza e restauração do portal do Morro São José.

Mais uma vez os moradores que não utilizam água da rede pública reclamaram que não estão recebendo a cobrança da taxa de lixo em suas residências. Haliton ressaltou que também não recebe em sua casa, que fica no Centro da cidade, e que o problema recorrente precisa de uma solução. “Que façam o boleto anual ou que façam como deve ser, entregando as taxa separadas nas residências. Pois se não vou no Ministério Público, não quero vir aqui reclamar novamente”, salientou o parlamentar.

O líder do governo na Câmara, Cristiano Kormann (PP) afirmou que a Atlantis Saneamento não pode produzir os boletos anuais justamente por estar em situação emergencial com a prefeitura, podendo ter o contrato rompido a qualquer momento. “A partir do momento que o contrato for formalizado e a gente ter uma resposta do Tribunal de Contas, as cobranças serão anuais e regularizadas”, afirmou Cristiano.

- Publicidade i -

Waldemiro Dalbosco (PP) usou de uma parte para ressaltar que a Associação Comercial solicitou ao Tribunal de Contas que defina com urgência essa situação pois é um problema que atinge toda a comunidade guabirubense.

Nova Creche do bairro Imigrantes
Outra pauta amplamente discutida pelos vereadores foi a previsão para inauguração da creche no bairro Imigrantes. Cristiano Kormann afirmou que a previsão estava para o mês de agosto ou setembro mas, devido a diversos impasses do Governo Federal a prefeitura não conseguiu finalizar toda a estrutura.

“A creche foi construída com recursos do governo federal e infelizmente todos estes transtornos, como o impeachment por exemplo, acabou atrasando muito o cronograma da obra e com isso empresas que deveriam estar prestando serviços agora na finalização da obra já não existem mais. Então o município está enfrentando diversas dificuldades para conseguir finalizar a obra justamente por isso, não é por falta de interesse pois nós poderíamos até colocar recursos próprios mas, como a obra vem de recursos federais existe essa impossibilidade, pois corremos o risco até de termos que devolver todo o dinheiro investido”, salientou Cristiano Kormann.

Ainda sobre educação, em encontro recente com Carlos Moisés, governador de Santa Catarina, o prefeito Matias Kohler explanou a situação do Colégio João Boos que espera recursos para início da obra. Segundo Paulo Ricardo Gums (PP), o prefeito afirmou que o governador está ciente e tem a intenção de olhar com carinho a situação do colégio porém, sem prazo para isso.

Segundo Paulo Gums o prefeito espera que seja ainda este ano. “Acho até que o governador demorou para receber os prefeitos, mas esperamos que ele consiga fazer um bom mandato, apesar de sabermos o quanto está difícil”, salientou Paulo Ricardo Gums.

Vias guabirubenses
Harri Westarb Neto (DEM) usou a tribuna para ressaltar indicações que já haviam sido feitas pelo vereador outras vezes, no entanto, não foram atendidas. São elas; rua Sebastião Roos, indicação feita no dia 13/08 para melhorias e instalação de um espelho convexo na via.

Sobre esta demanda Cristiano Kormann afirmou que, durante conversa com a GBTRAN, não viu necessidade para a instalação de um espelho convexo na via e que os moradores deveriam organizar um abaixo assinado para demonstrar maior necessidade pois, no entendimento técnico municipal, o pedido não é plausível.

Na rua Antônio Kormann as lajotas estão soltas e a primeira solicitação foi no dia 27/07. Rua Orides Westarb ainda não consta no mapa Municipal. Rua Evaldo Fischer, no Imigrantes, os moradores solicitam reunião com o prefeito e vice para a pavimentação em parceria da via. Segundo Cristiano Kormann já houve conversas com os moradores mas não chegaram a um acordo mas a prefeitura se dispõe a conversar novamente.

Ordem do dia
A comissão de Finanças e Orçamento deu parecer favorável a aprovação da prestação de contas do prefeito referente ao exercício de 2018. Os vereadores aprovaram o parecer por 7 votos favoráveis.

Aprovado em Primeira Votação do Decreto Legislativo nº 08/2019 de autoria da mesa diretora, que aprova as prestações de contas do município de Guabiruba, referente ao exercício financeiro de 2018.

Aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 26/2019 do Executivo, que autoriza o poder Executivo a conceder auxílio financeiro à Associação Brusquense de Orquidófilos e Amadores de Plantas Ornamentais (ABAPO).

Baixado para a Comissão de Legislação Justiça e Redação Final o Projeto de Lei Ordinária nº 02/2019 de autoria do Vereador Haliton Teodoro Kormann, que dispõe sobre a colocação de placas alusivas à inauguração de obras públicas.

Por: Grazielle Guimarães / jornalismo@guabirubazeitung.com.br

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow