No último dia 17 de julho, o Museu Casa de Brusque esteve aberto para receber cidadãos italianos e conselheiros do Comitato degli Italiani all’Estero COMITES Paraná e Santa Catarina e do Consiglio Generale degli Italiani all’Estero CGIE Brasile, com sede em Brasília.
O evento foi organizado pelo Conselheiro do COMITES PR/SC, Professor de Italiano Márcio Fumagalli, Presidente do Circolo Italiano di Brusque. A visita foi orientada pela historiadora e coordenadora do Museu Casa de Brusque, Luciana Pasa Tomasi.
“Esse encontro é uma grande celebração. Nós discutimos muitas questões importantes para a comunidade italiana, sobre as pessoas e a história da colonização. É muito importante conhecer o nosso próprio estado”, declara Eduardo Bonetti, de Urussanga, Sul de Santa Catarina, Presidente do COMITES PR/SC, vinculado ao Consulado Italiano.
O italiano e historiador Nicodemo Misiti, promotor da Università Reggio Calabria, falou sobre a experiência de visita à cidade. “É muito importante porque eu acredito que a cidade conserva a sua própria tradição, a história e a cultura. Aprendemos muito com o Museu. Se faz um bom trabalho pela preservação da memória da cidade. Estamos gratos pela visita”, comenta.
Uma coroa de flores foi depositada no Mausoléu do Conselheiro Francisco Carlos de Araújo Brusque, personalidade de origem italiana que foi Presidente da Província de Santa Catarina e promoveu a colonização na Colônia Itajahy-Brusque. O grupo também visitou a exposição temporária sobre o bicentenário do conselheiro que está aberta à visitação na Casa Enxaimel.
A embaixadora do Turismo de Le Radiche, Stephania Puton, do Rio Grande do Sul, integra o Consiglio Generale degli Italiani all’Estero CGIE Brasile, Conselho Geral de italianos no Exterior, vinculado à Embaixada Italiana em Brasília. Ela comenta que o governo italiano está promovendo um projeto de intercâmbio cultural para que os descendentes italianos no Brasil possam conhecer a história de seus antepassados.
“O projeto busca mostrar para os descendentes que moram aqui no Brasil quais eram as suas origens lá na Itália. Aqui nessa região de Brusque prevalentemente são cidadãos de origem Vêneta e Trentinos. A ideia da Itália é promover que essas pessoas tenham a curiosidade de conhecer quais eram as suas origens e de seus antepassados na Itália. Brusque e região têm condições de contribuir nessa questão da inovação”, enfatiza.
Estiveram também presentes na visita Patrícia Hoffmann Barzotto e Mauro Virgilio Barzotto, Conselheiro do COMITES PR/SC da capital Florianópolis; Dino José Dalcegio, Vice-Presidente do Circolo Italiano di Brusque; Beatriz Feuser, advogada especializada em cidadania italiana e Romério Rubleski Wessoski; Francisco Maximo Striolli Júnior e Apolo Striolli.
O Professor de Italiano Márcio Fumagalli, Conselheiro do COMITES PR/SC e Presidente do Circolo Italiano di Brusque, comenta o encontro. “É uma grande satisfação. Visitamos, nessa manhã de domingo, o Museu Casa de Brusque, o Instituto di Moda Burgo e o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim. É uma oportunidade da comunidade italiana estadual e territorial de conhecer esse pedaço de chão que é Brusque, onde um conselheiro de origem italiana contribuiu com a prosperidade”.