A manhã do feriado de 10 de junho foi de festa em Guabiruba, com o retorno do tradicional desfile cívico escolar, que foi prestigiado por um grande público. O tempo colaborou e estudantes de todas as idades, acompanhados de pais e professores, chegaram cedo para a concentração na rua Brusque.
Passava um pouco das 9h quando iniciou a cerimônia oficial com as autoridades presentes no palanque, montado em frente a Prefeitura. Na sequência, os pelotões se organizaram um a um para o percurso, que iniciou próximo ao Colégio João Boos e seguiu até o Salão Cristo Rei.
As alunas da Escola Básica Municipal Professor Arthur Wippel, Lara Helena Borges (13), Emanuele Stein (13) e Nayara Baumgartner (12) abriram o desfile trazendo nas mãos uma faixa da Secretaria de Educação, com o dizer “Parabéns, Guabiruba!”.
Elas contaram que ficaram sabendo que seriam as primeiras a desfilar já na concentração e estavam nervosas com a oportunidade. “Foi muito nervosismo, mas foi legal. A gente chegou na nossa turma e falaram pra gente”, contaram elas, que já participaram de outras edições do desfile.
A professora do maternal 3 da Escola de Educação Infantil Tia Olinda, Nicole Suavi Mendes, conta que a semana foi de preparação para o evento, com as crianças. “Tivemos uma semana bastante produtiva explicando sobre a cidade e os pontos turísticos. Também fizemos um trabalho com os alunos representando o nosso comércio, nossa cultura e gastronomia”, comenta ela.
Segundo Nicole, mais da metade dos 130 alunos da escola confirmaram presença no evento. “Ficamos surpresos com a quantidade de alunos que participaram. É gratificante comemorar os 60 anos de Guabiruba. Eu sempre desfilei e participei de fanfarras e dos desfiles. Viemos atrás de uma fanfarra, então para mim foi emocionante”, descreve.
Muitos comerciantes também enfeitaram a fachada para homenagear o município. Juliana Silva Ribeiro, do Jully Espaço e Beleza, por exemplo, utilizou mais de 1,5 mil flores feitas de material reciclável para parabenizar Guabiruba. “Decidi fazer porque é uma data muito especial para nossa cidade e como estou fazendo a produção das realeza achei que precisava fazer algo especial. Usei sacolas plásticas para fazer as flores com a ajuda do meu marido, profissionais que trabalham no salão, família e até clientes”, descreve ela, que virou a noite para finalizar a decoração.
Alegria de participar
Ao longo do desfile, os pelotões apresentaram ao público diversos temas relacionados a Guabiruba e sua história. As tradições alemãs e italianas, a natureza, a culinária, os pontos turísticos e momentos importantes da política foram retratados. Assim, como o Pelznickel e o dragão também foram lembrados.
O desfile comemorativo dos 60 anos foi o primeiro que a pequena Helena (3) participou, por conta da pandemia. A mãe, Jacqueline Dietrich, ficou orgulhosa da filha, que acenava para as pessoas e distribuía sorrisos para quem passava.
“Ela vai na Creche São Pedro desde os cinco meses e estava super empolgada para participar. Eu falei para dar tchau para o pessoal e ela incorporou o personagem. Saiu cumprimentando todo mundo. É um orgulho! Cada conquista dela para mim, como mãe, é em dobro. Poder estar neste momento com ela é uma gratidão muito grande”, conta.
Perto do palanque, a dona de casa Carolina Macetti Peroto aguardava ansiosa a passagem dos netos. “O desfile está maravilhoso. Eu amei. Minha neta Rebeca está vestida de abelhinha e o Bernardo de formiguinha. Estou aqui esperando para fazer um vídeo deles”, destaca empolgada. “Minha filha está trabalhando no mercado e não pode vir assistir, então vou gravar para mostrar para ela”, emenda.
No final do trajeto, os participantes receberam um achocolatado e um pacote de biscoito recheado. A servente escolar Lourdes Dolsan Voltolini foi uma das pessoas que distribuiu os lanches. “Estou muito feliz e me sentindo abençoada por fazer parte dessa comemoração do município, que amamos muito. Já trabalho há 29 anos na escola e sempre fui merendeira e servente. Estou amando, está muito legal”, ressalta ela, que trabalha na Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil.
No final do desfile muitos pais e filhos também aproveitaram para comprar brinquedos e algodão doce no carrinho de Jeferson Cardoso dos Santos, que veio de Camboriú (SC), acompanhado do pai, especialmente para o Desfile de 60 anos. “Nós vendemos em várias cidades do estado e gostamos muito de trabalhar aqui, viemos sempre também no desfile de Natal. O desfile aqui é um dos melhores”, elogia.
Cerimônia de Abertura
Antes do desfile, uma cerimônia oficial de abertura foi realizada com a presença de autoridades civis e militares de Guabiruba e região, como o prefeito de Brusque Ari Vequi, o presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Alessandro Simas, o deputado estadual Osmar Vicentini e o secretário executivo de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, Fernando Raupp. O evento também foi prestigiado pelos membros da comitiva alemã de Karlsdorf-Neuthard, que passaram os últimos dias na cidade e participaram dos festejos em comemoração aos 60 anos, como a Festa da Integração.
O evento também foi marcado pela entrega simbólica pelo secretário Raupp, do decreto do governador Carlos Moisés, que torna o prefeito de Karlsdorf-Neuthard, Sven Weigt, representante honorário do Estado na Alemanha.
No início do seu discurso, o prefeito Valmir Zirke disse que ia quebrar o protocolo e chamou a esposa, primeira dama Wiliane, para “falar umas palavrinhas aos amigos de Karlsdorf-Neuthard”. Na sequência, com a tradução simultânea do presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura – ACIC, Valdir Riffel, o chefe do Executivo agradeceu aos alemães pela parceria, aos alunos pela participação no desfile, bem como, todos os guabirubenses por contribuírem com o desenvolvimento do município.
“Depois da pandemia é a primeira vez que conseguimos fazer este desfile cívico homenageando a nossa cidade. Gratidão para cada um de vocês que nos deram esta oportunidade, para mostrar a transparência do nosso trabalho. O que fizemos é uma obrigação pela confiança depositada por cada guabirubense. Nós nos orgulhamos da cidade em que moramos”, frisa Zirke.
O vice-prefeito Cledson Kormann ressaltou que Guabiruba é uma cidade acolhedora e fraterna. “É um orgulho muito grande estar na administração municipal fazendo esse trabalho para todos os guabirubenses. Para que no futuro, assim como há 35 anos, quando eu tinha sete anos eu desfilava neste mesmo local e não imaginava que quando Guabiruba completasse 60 anos eu estaria aqui em cima deste palco. Cada um de vocês pode estar aqui amanhã, porque nós somos passageiros”, disse.
O presidente da Câmara, Cristiano Kormann (Sano) parabenizou a administração pública e também todos os guabirubenses, que contribuíram para a história de 60 anos da cidade.
Bolo de aniversário
Um bolo de 60 metros foi oferecido à população para comemorar o aniversário da cidade. O corte oficial foi realizado antes do desfile pelo prefeito Zirke e autoridades municipais, por volta das 8h.