A manhã deste sábado (25) foi animada no centro de Guabiruba com a quarta edição da Sfilata Del Vino, o desfile do vinho, promovido pela Associação Cultural Italiana de Guabiruba (ACIG). Por cerca de cinco quilômetros, mais de 100 descendentes italianos distribuídos entre cerca de 15 carros enfeitados, celebraram as tradições trazidas pelos antepassados. 

Ao longo do percurso, a comunidade que acompanhou o desfile das calçadas, varandas e mesmo do comércio, pôde brindar com o grupo a importância de manter vivas as tradições, pois mais de 100 litros de vinho foram distribuídos pelos participantes. 

- Publicidade i -

Nos carros, representações do trabalho e da culinária, a nona com o pau de macarrão e a bruxa Befana fizeram a alegria de adultos e crianças. Tudo ao som da boa música italiana e com a participação das rainhas da festa da Integração. 

Além de trazer a cultura italiana para o centro da cidade, o desfile também divulga a Festa Italiana, realizada no Salão Santo Antônio, no bairro Lageado Alto. Este ano, a décima edição do evento será nos dias 11 e 12 de março. 

“Tivemos a ideia de fazer um desfile trazendo algumas atrações da festa para o centro, como a Pisa da Uva. Conseguimos assim homenagear algumas famílias dos nossos antepassados, imigrantes italianos, que retratam por meio de carros alegóricos, dentro da sua simplicidade, o que as famílias faziam, com relação a trabalho e lazer”, explica o secretário da ACIG, Amilton Stedile. 

De acordo com ele, todas as edições o desfile tiveram uma boa adesão. “A Sfilata é uma celebração da cultura italiana no município e homenageia os imigrantes antepassados. Em todas as edições tivemos uma boa adesão das famílias, que normalmente se revezam nos desfiles. O público que prestigia cresce a cada ano e como acontece no sábado pela manhã é prestigiado por todo o comércio. Como o percurso é longo, não há concentração de público, mas a cada ano mais pessoas assistem e desfilam”, comemora. 

Amilton ressalta que a distribuição de vinho é realizada para relembrar como era feita a fabricação do vinho pelos antepassados. “Aqui na região não temos vinícolas, mas as famílias cultivavam uvas e produziam seus próprios vinhos em casa, dessa forma, esmagando a uva”, pontua. 

Para o morador do Lageado Alto, José Vitor Venzon, que desfilou com a família, é um orgulho cultivar a cultura italiana no dia a dia. “Somos descendentes de italiano e trazemos a tradição italiana com orgulho junto com a bandeira do Brasil. Em um lado do coração o Brasil e em outro a Itália. Nossa tradição além de bonita é alegre”, ressalta. 

“No dia a dia, a cultura italiana faz parte da nossa vida através da comida típica, que está sempre na nossa mesa, principalmente a polenta. Também do nosso modo de falar. Eu e minha esposa falamos diferentes dialetos, mas com minha mãe e irmãos falamos direto o italiano. Toda a minha família é italiana. Eu sou a terceira geração. Minha filha de oito anos é a quarta geração e devagar ela vai pegando a língua”, completa José.  

Para o prefeito Valmir Zirke, manter a tradição italiana em Guabiruba é motivo de orgulho. “Hoje é o pontapé inicial para as festividades no mês de março. Nós da administração municipal temos que incentivar e valorizar as culturas que iniciaram a nossa cidade. Os alemães e os italianos foram os primeiros que chegaram aqui. É bonito manter a tradição. Vocês italianos realmente fazem com que a cultura continue forte em nossa cidade”, avalia.  

Confira galeria de fotos do desfile: 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow