Divulgação/PMG

 

Nesta quinta-feira, (23) a Escola Básica Municipal Prof. Anna Othília Schlindwein recebeu dezenas de profissionais da área da educação de Guabiruba, para o lançamento de novas diretrizes curriculares para a rede municipal de ensino. A ação contou com a presença das coordenadorias da Secretaria de Educação, formadores do Instituto FURB e educadores. Em seguida, foi dada sequência na mostra pedagógica, contemplando trabalhos já realizados com base no documento, construído em conjunto com os professores.

As diretrizes curriculares refletem no desenvolvimento de projetos e disciplinas em sala de aula com temas atualizados e alinhados com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o ensino nas escolas de Guabiruba. O Instituto FURB, responsável por supervisionar o processo de elaboração, acompanhou o desenvolvimento em conjunto com os professores desde 2021, e foi de grande importância para auxiliar os grupos temáticos na elaboração deste documento.

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Diretrizes na Prática

A Coordenadora do curso de formação continuada de professores do Instituto FURB, Cleide Sopelsa, ressalta a importância das diretrizes para a educação. “Este momento é muito importante para a Educação do Município, e especialmente para os professores que participaram da construção destas propostas das Diretrizes. Hoje eles trazem aqui essas vivências de sala de aula, sendo um momento de troca e de partilha de conhecimento”, pontua.

A coordenadora Sonia Zabel também enfatiza o lançamento do documento. “Este documento é necessário para fazer acontecer o dia a dia, a prática em sala de aula com os alunos. A mostra pedagógica realiza esta socialização e demonstra os resultados já obtidos neste processo. Para que juntos possamos ir além desta teoria, e que possamos pôr em prática e consolidar estas diretrizes propostas”, frisa.

Protagonismo na Educação

A Educação especial teve ênfase nas novas diretrizes, tendo em vista as mudanças de contexto na educação atual. Késsia Mafra, coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação comenta sobre propostas de educação especial. “É uma grande honra ter propostas de educação especial inseridas nas diretrizes e ter este espaço de inclusão ao lado das demais disciplinas”. Ela ainda reforça a importância de levar em conta as especificidades de cada aluno em sala de aula.

O Coordenador dos Anos Finais da Secretaria de Educação, Pedro André Gastaldi, comemora a entrega durante o processo. “Este momento pretende mostrar todo o esforço que tivemos ao longo destes dois anos para reformular estas diretrizes, e o resultado exposto hoje demonstra que quem realmente ganha com isso são os alunos”.

O Professor Marcio Costa diz que destaca que participar no processo de elaboração dessas diretrizes foi de muito aproveitamento e trouxe bastante conhecimento útil e prático.

A Professora Eugemia Ferreira também comemora o lançamento, e afirma que o processo foi muito proveitoso e de novos aprendizados.

Educação Colaborativa

Para o Secretário de Educação, Alfred Nagel, o vencedor neste processo é o aluno. “Ele é quem ganha fazendo parte do resultado dessa construção. Não existe educação sem o servente escolar, sem o motorista e sem o cuidador, como não existe educação sem nós, professores”, comenta.

Alfred agradece a cada uma das coordenações e aos profissionais do Instituto FURB que acompanharam este processo, e diz esperar que nunca nos falte motivação para garantir o futuro destes cidadãos em formação.

A mostra pedagógica seguiu com as exposições e trocas entre professores e servidores da rede de ensino ao longo da tarde, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento e dando visibilidade às didáticas propostas em salas de aula, que validaram as novas diretrizes aprovadas.

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