Fotos: David T Silva

 

 

Ein Prosit! É com essa expressão que os frequentadores do Biergartenplatz levantam seus canecos para brindar a vida, a família e as amizades. Essa expressão, que pode ser traduzida como “um brinde!”, captura perfeitamente o espírito de celebração que envolve o evento. O calendário ainda mostra setembro, mas o público da Festa Alemã de Guabiruba, já entrou no clima das festas de outubro. 

- Publicidade i -

O chope artesanal produzido na cidade é a estrela do evento, que contou com cerca de 15 diferentes receitas, todas produzidas com paixão e perícia pelos mestres cervejeiros locais. Cada gole é uma homenagem à qualidade e à tradição. Os sabores variados vão desde as cervejas de trigo refrescantes até as robustas e encorpadas, atendendo aos paladares mais exigentes.

Realizado pela Associação Visite Guabiruba (Avigua), com apoio da Prefeitura, o Biergartenplatz é um tributo à rica herança alemã da região. Suas mesas decoradas, como se estivessem em um jardim bem cuidado, proporcionam o cenário perfeito para uma experiência única, ao som das bandinhas e do bom humor da dona Trude, interpretada pela atriz Jenifer Schlindwein. 

Opções para todos os gostos 

A gastronomia da festa tem como carro chefe os sanduíches Dragonbrot, Maibaumbrot e Pelznickelbrot, cujas receitas são pão com linguiça, carne bovina e carne suína, respectivamente. Os três pratos, é claro, combinam com chope. 

A cantora de Pomerode, Maria Isabel Brych, conta que não é muito de beber, mas não resistiu ao Pilsen local. “Na minha cidade também temos choperias, mas esse aqui é mais leve e saboroso. Essa festa lembrou muito a Oktober, pelas comidas, trajes típicos e a energia do lugar”, conta. 

Enquanto entregava o caneco de Maria, Filipe Petry explica que o Pilsen é mais suave. Além disso, é a opção com menor preço, o que agrada duplamente o público. “Quem tem um paladar mais apurado escolhe o Ipa, que é como um vinho seco, nem todos gostam”, destaca. 

Já o cervejeiro Márcio Alexandre Ferreira levou para a festa 14 opções de chope, todos artesanais e produzidos na cidade. “O Pilsen é o mais vendido, mas temos muita procura também pelas cervejas escuras e depois as mais críticas, com adição de frutas”, explica. 

O professor de matemática, Karlos Amaral, experimentou dois tipos diferentes de chope e o preferido foi o escuro Dry Stout. “Guabiruba apesar de ser uma cidade pequena tem cervejarias incríveis. Venho no Biergartenplatz desde 2019 e me apaixonei pela festa por conta das cervejarias que apresentam chopes de qualidade, diferenciados”, afirma. 

Chope em metro 

A tradicional competição de Chope em Metro também fez parte da programação do Biergartenplatz, nas categorias masculina e feminina. Quando questionados pelo motivo de irem à festa, os participantes foram unânimes na resposta: beber chope. 

A guabirubense Cassiana Censato foi uma das competidoras. “Eu não gosto muito de chopes fortes, então o Pilsen é a melhor opção para mim. Meu marido, que é alemão e apreciador de cerveja, gosta mais do Ipa. Essa foi a primeira vez que participei do Chope em Metro e achei muito difícil. No meio do caminho fiquei sem ar, mas gostei muito de participar!”, conta ela, que mora em Dubai há nove anos e ficou muito feliz de visitar a família nos dias da festa. 

Avaliação Positiva 

Com o fim da programação do Biergartenplatz na noite deste sábado (30), o presidente da Avigua, Edemilson Nicolau Huber, destacou o sucesso da festa, mesmo com a chuva que caiu na cidade nos dois dias de evento. 

“A avaliação da festa é positiva desde a sexta-feira. No sábado, houve algumas trocas de público, que compareceram desde o horário do almoço. À noite, as mesas estavam quase todas cheias. Já sabíamos que haveria chuva e conseguimos manter um bom público com mais tendas e mesas, em um espaço maior para atender bem as pessoas que vieram prestigiar o evento”, completa.

 

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow