Crédito: Grazielle Guimarães

Por: Grazielle Guimarães

Vilmar Gums, 61 anos, atua como vereador desde 1992. Filho de Octívio Gums e Elvira Gums, família de 11 irmãos, o Mala, como é conhecido, é pai de Jean e Vilmara Gums e casado com Marileusa Hang.

O sétimo entrevistado da série do Guabiruba Zeitung, faz parte na base de oposição ao governo, embora afirme ter uma opinião que corresponda ao que acredita ser melhor para o município. Vilmar Gums tem o segundo grau completo e administra uma confecção e loja de roupas na cidade.

- Publicidade i -

Guabiruba Zeitung: Qual a diferença entre ser vereador hoje e no início da sua carreira?

Vilmar Gums: Para mim mudou bastante. A primeira coisa é que no início da minha vida política eu tinha o meu pai presente, isso fazia muita diferença. Na primeira eleição, eu recebi votos de quase 10% da população, então fui muito bem votado.

Hoje, o município cresceu muito, tem muitas pessoas de outros estados. Antes eu conhecia praticamente todas as pessoas de Guabiruba desde a infância. Com o crescimento do município, isso mudou. Conforme a população vai crescendo, a administração vai ficando mais difícil, a gente não pode mais acreditar em todo mundo, no que é falado. Antigamente era mais fácil porque você conhecia as pessoas e suas famílias.

Outra mudança hoje é que nós temos mais candidatos, dando mais opção para as pessoas votarem, então é necessário estar presente na comunidade, participando de grupos esportivos e religiosos para se fazer conhecido pela população.

GZ: Que qualidade você considera mais importante para um vereador?

VG: Acredito que o vereador tem que ser participativo e bem integrado à comunidade. Nós somos procurados pelas pessoas para diversas questões, desde participação em eventos, compras de rifas até mesmo doações para famílias necessitadas. As pessoas esperam isso de um vereador e é necessário estar à disposição, tentando ajudar da maneira que for possível.

Eu ajudo muitas pessoas que precisam de remédio, alimentos e as vou orientando para que consigam caminhar com as próprias pernas.

GZ: O que você considera prioridade em Guabiruba atualmente?

VG: Eu penso que a saúde sempre precisa estar em primeiro lugar. Nós sabemos que o governo tenta fazer o melhor nesta área, mas não consegue suprir todas as necessidades da maneira correta. 

Reconheço que o município enfrenta dificuldades em diversas áreas, por isso que a saúde acaba ficando mais carregada. Acredito que eles deveriam priorizar mais a saúde, não esquecendo a educação também.

GZ: Muitos vereadores têm demonstrado interesse numa vaga no Executivo. O senhor também possui esse interesse? 

VG: Esta possibilidade nunca é descartada. Com certeza meu nome está à disposição do partido, se porventura acontecer uma aliança que seja favorável à minha candidatura eu estarei à disposição. Caso não ocorra a candidatura ao Executivo, com certeza tentarei a reeleição como vereador.  

GZ: Há mais de 26 anos na política existe algo que o senhor faria diferente? 

VG: Pela minha experiência hoje, acredito que teria mais atenção para não esquecer de nenhuma área. Guabiruba é uma cidade muito boa de se viver e a gente não pode dar prioridade só no que nos diz respeito, mas também em todos os setores, como esporte, educação, saúde, economia, entre outros. 

Além disso, reconheço que muitas pessoas vêm de outros estados procurando emprego e uma melhora de vida em Guabiruba e nós precisamos trabalhar para encaixar estas famílias, para que elas não fiquem dependentes da prefeitura.

GZ: Qual sua avaliação sobre a atual gestão administrativa municipal?

VG: De um modo geral, eu acredito que nosso município cresceu muito e cada dia fica mais difícil de administrar nossa cidade, mas assim como os outros prefeitos o Matias e o Zirke também fizeram a sua parte e deram sua contribuição, fazendo Guabiruba crescer cada dia mais, ficando mais bonita. Vejo a administração como algo positivo, mesmo sendo adversário político. Meu trabalho na Câmara sempre foi pelo certo, mesmo sendo oposição sempre atuei pelo bem do município. 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow