No dia 04 novembro, os alunos da escola Cesário Régis receberam certificados de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Este é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI.
A primeira fase ocorreu em 30 de agosto de 2022, sendo realizada uma prova classificatória composta por 15 questões de múltipla escolha. Na primeira etapa da olimpíada de matemática participaram 180 alunos da escola Cesário Régis de Guabiruba, sendo 100 alunos do 2ª e 3ª ano e 80 alunos do 4ª e 5ª ano do ensino fundamental. Já a segunda etapa ocorreu no dia 11 de outubro 2022, classificou 10% dos alunos de cada escola, participando 10 alunos do 2ª e 3º ano e 8 alunos do 4ª e 5ª ano a Escola Cesário Régis.
Para incentivar e motivar os alunos, a escola Cesário Regis, do Lageado Baixo, premiou com medalhas os alunos que se classificaram para a segunda etapa, e com troféu, os alunos destaques da sala. O destaque do 3º ano foi o aluno Victor Gabriel da Cruz e o aluno destaque no 5º ano foi Higor Luiz Müller Hoinatz.
“Eu achei que foi um pouco difícil, mas consegui”, diz o aluno,Vitor Gabriel da Cruz, do 3º ano do ensino fundamental. A professora Adriana Soares O. do Nascimento, que auxiliou os alunos do 3º ano do ensino fundamental ressalta: “Eu fico muito feliz em perceber que tivemos um bom resultado, a olimpíada foi realizada através de questões contendo problemas adição, subtração e problemas de lógica. Analisando a prova, eu como professora achei muito difícil para os alunos, as questões apresentaram maneiras diferentes de trabalhar o mesmo conteúdo aplicado em sala de aula. Outro diferencial para os alunos foi a questão dos gabaritos, porque eles não tiveram conhecimento com gabaritos, onde lhe foi apresentado pela primeira vez.”
O aluno destaque do 5º ano foi Higor Luiz Müller Hoinatz. Segundo ele “O fator de eu ter ganhado foi só graças, todos tem a mesma capacidade, só tem que ficar prestando atenção nas aulas pra aprender.” A professora Glaucia Jeske relata: “Como eu gosto de matemática eu gosto de desafios e descobertas, onde os alunos aprendem novidades. A prova de matemática dos meus alunos teve um nível bem alto, onde eu mesma tive dificuldade de acertar uma questão. A dificuldade deles foi forte, pois para resolver a questão, eles tiveram que ficar muito atentos na interpretação de texto.”
Flávio Gonçalves Lopes, pai da aluna Julianne Silva Gonçalves do 5º ano, ressalta: “Em casa a gente sempre incentiva e mostra pra ela que o futuro é a Educação. Tudo hoje depende do conhecimento que você tem e cada dia ela precisa estar preparada pra isso. Graças a deus ela gosta de ler, e sabemos o quanto a leitura é importante hoje, até pra desenvolver uma boa escrita. A internet traz muitas abreviações e acaba ensinando errado, onde incentivamos a ler bastante em casa.”
Para Francisco Hoinatz, pai do aluno Higor Luiz Müller Hoinatz, “ a expectativa foi muito boa e estávamos muito ansiosos. A gente sabia que ele poderia chegar, mas ficávamos com aquele pé atrás. Estávamos ansiosos pelo resultado, pois é um nível federal.” O Higor possui rotina diariamente para estudar, com aparatos e estrutura dos pais. “Iremos deixar ele se desenvolver e ele vai decidir seguir o caminho que ele quiser seguir quando crescer.”
O diretor da escola, Alan Rodrigo Rocha, agradece a participação e esforço dos alunos. “Foi gratificante a Escola Cesário Regis participar da Olimpíada Mirim e em 2023 participaremos novamente. Gostaria de agradecer a todos os alunos pelo empenho, agradecer também as famílias que incentivaram e continuem incentivando seus filhos. Agradecer a todos os professores e funcionários da escola Cesário Régis por fazer parte e colaborarem para que as Olimpíadas de Matemática acontecessem na nossa escola.”