Fotos: Gabrieli Kohler/PMG

Duas escolas de Guabiruba usaram em suas decorações de Natal não só artigos físicos, como também deram um sentido a mais para tal. Quem passa pelas escolas Professor Carlos Maffezzolli, no bairro São Pedro, e Edeltrudes Wippel Heil, no Aymoré, pode avistar o clima natalino através de guirlandas e árvores mescladas com consciência e sustentabilidade.

Isso foi possível porque os alunos das duas escolas realizaram atividades relacionadas ao tema, ação promovida pela comissão internacional da Parceria Pelo Clima, que tem como integrantes membros da Prefeitura de Guabiruba e de Karlsdorf-Neuthard, na Alemanha. “A Parceria visa, cada vez mais, botar em prática ações sustentáveis que possam ser de fácil realização para ambas as cidades. Desta forma, conseguimos manter uma firme parceria entre os municípios na busca crescente pela conscientização dos cidadãos”, explica Bruna Ebele, secretária de Meio Ambiente e membro da comissão.

Na Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli, participaram do projeto desde crianças do pré-escolar até os adolescentes do nono ano. A aluna Rafaella Goetz Rodrigues, de 10 anos, relata que toda a sua família foi conscientizada através do que aprendeu na escola. “Mudou bastante coisa na minha casa, que a gente começou a fazer também o que a gente trabalhou aqui na escola. A gente reciclou bastante coisas, por exemplo agora no final do ano com a  decoração do Natal. Para mim é importante cuidar do meio ambiente, para cada dia ter um mundo melhor”, declara a estudante do quarto ano.

- Publicidade i -

O diretor da escola Maffezzolli, Willian Soares, conta que ações sustentáveis estão sendo trabalhadas com os alunos durante todo o ano. “O nosso ideal é a conscientização pelo cuidado ao meio ambiente. A adesão foi muito positiva, as turmas se empenharam, trouxeram muito material, foi bem bacana a participação dos professores. Isso tudo foi muito importante durante todo o processo para o sucesso do mesmo”, afirma Willian.

Na escola Edeltrudes, conhecida como “Escolinha” do Aymoré, a situação não foi diferente. “A gente está trabalhando com reciclagem na maioria do tempo. A gente fez uma guirlanda de jornal que foi bem legal fazer”, considera o aluno Enzo Gabriel de Andrade (11), do quinto ano. Para a diretora Alexa Carvalho, participar do projeto foi uma honra. “Esse ano recebemos a proposta de estar fazendo esse projeto. A gente ficou muito feliz. A comunidade captou e recebeu muito bem, e as crianças se empolgaram para fazer as decorações”, conta. Ainda este mês, os alunos das duas escolas também produziram cartinhas de Natal e decorações que foram enviadas à Karlsdorf-Neuthard.

Parceria com a Fundação Cultural

Além das escolas, a Fundação Cultural também está envolvida nas atividades. Quem passar pela praça do bairro Pomerânia, pode avistar um pinheiro natural enfeitado com lindas bolas natalinas. A turma da oficina de Pintura em Madeira produziu artigos, que foram pintados à mão nos estilos Bauernmalerei, Country e Stencil e Decoupage. “Foi um prazer participar desse projeto com as alunas. Fico muito orgulhosa por ter mostrado um pouco do nosso trabalho realizado durante o ano. As alunas também se sentiram muito orgulhosas de ter feito parte do projeto”, comenta a professora Marilise Teixeira.

Apresentação simultânea de músicas natalinas

Na tarde do último sábado, 3, cinco grupos ligados à língua alemã em Guabiruba, dentre eles, os alunos da escola Edeltrudes Wippel Heil, estiveram reunidos no Festival Delícias de Natal para apresentarem uma música natalina. A atração foi realizada de forma simultânea com grupos da cidade de Karlsdorf-Neuthard, na Alemanha.

Lá, está sendo realizado o Nikolaus-Markt, um evento semelhante ao Delícias de Natal. Como forma de manter o relacionamento internacional, o conselho gestor da Parceria pelo Clima das duas cidades planejou essa ação, que integrou os dois eventos natalinos. A apresentação foi filmada e transmitida ao vivo no canal da prefeitura no Youtube.

“Quero agradecer a todos os participantes. Que bom que este momento deu certo. Agradeço a parceria com a cidade de Karlsdorf-Neuthard. Guabiruba fica feliz em poder participar desse momento. Que possamos ter um Natal de muita alegria, paz e felicidade em nossas famílias, e que essa parceria continue por muito tempo”, afirma o prefeito Valmir Zirke. O presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio Cultural (ACIC), Valdir Riffel, também se pronunciou, em alemão, e desejou um bom e lindo Natal e Ano Novo à Karlsdorf-Neuthard.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow