Divulgação

 

A dupla de estudantes de Guabiruba, e outros 12 jovens do colégio Unifebe que participaram do Programa de Intercâmbio Cultural Brasil Alemanha 2023, chegaram de volta ao Brasil na sexta-feira (28). A viagem aconteceu entre os dias 17 e 27 de julho.

Os estudantes guabirubenses afirmam que foi uma experiência diferente, principalmente pela fácil comunicação com o inglês. Eles também notam que foi muito interessante vivenciar o dia a dia das famílias alemãs.

- Publicidade i -

“Durante o intercâmbio, eu andei de trem pela primeira vez, conheci uma escola alemã e experimentei algumas das comidas típicas como pretzel, spätzle e schnitzel. O intercâmbio foi muito bom para mim, pois precisei me virar sozinha e amadurecer em diversas situações e me diverti bastante com a minha parceira alemã, a Anna, e com os demais intercambistas. Agradeço a prefeitura de Guabiruba por disponibilizar esta oportunidade que nenhuma viagem comum seria capaz de proporcionar”, afirma a intercambista Tauani Marandola.

Já para o estudante Rafael Lang Duarte o intercâmbio foi fantástico. “Foi uma experiência incrível e fui muito bem acolhido pela família hospedeira, fazendo muitos amigos e contatos durante a viagem, além de ser incrível observar as semelhanças das cidades. Foi muito legal ver a reação dos alemães com algumas pessoas usando o dialeto alemão antigo e conseguindo se comunicar. É fantástico esse incentivo por parte da Prefeitura com a nossa cidade para explorar as origens alemãs”.

A professora Veluma Westarb acompanhou o grupo no intercâmbio e conta que teve uma rica experiência na viagem. “Os alunos têm a oportunidade de vivenciar de perto o cotidiano de uma família alemã, visitar as escolas, conhecer as formas de transporte, experimentar e preparar comidas típicas, visitar novas cidades, museus e parques. É uma troca inesquecível! Foram dias intensos e que ficarão para sempre na memória”, comenta.

Segundo Jenifer Schlindwein, superintendente da Fundação Cultural, é enriquecedora a experiência proporcionada aos estudantes em um intercâmbio. “Encoraja mais e mais jovens a buscarem o aperfeiçoamento de outro idioma e efetuarem sua inscrição no projeto. Agora será realizada uma rodada de apresentações nas turmas de nono ano das escolas de Guabiruba, trazendo um resumo do intercâmbio e com falas de incentivo para mais jovens buscarem esta oportunidade que o município oferece”, ressalta.

Com as malas cheias de boas histórias e novos conhecimentos, o aluno do terceirão do Colégio Unifebe, Gabriel Carlos Wanka, foi um dos brasileiros que emergiu na cultura germânica. Durante os dias em solo europeu, Gabriel foi acolhido pela família do alemão Mika Merkle e vivenciou a realidade local. 

“Além de toda a programação educativa e cultural, ao ficar na casa do Mika acompanhei de perto os costumes, como a prática da reciclagem e a economia de energia. Um dos fatos curiosos é que eles não acendem as luzes de casa durante o dia, apenas abrem as janelas para entrar a iluminação natural”, contou Gabriel. 

A acolhida dos alemães, desde o primeiro dia, foi também destacada pelo estudante. “Os alemães apreciam muito o Brasil e foram sempre muito receptivos conosco. Mais que um partner, ganhei um melhor amigo. Voltei para o Brasil com a certeza de que foi uma experiência incrível”, complementou Gabriel. 

Parceria Brasil X Alemanha 

Nos dez dias em solo alemão, os estudantes brasileiros apresentaram um projeto desenvolvido com as turmas de 6º ano do Colégio Unifebe e da Escola de Educação Básica Municipal Anna Othília Schlindwein, de Guabiruba, sobre coleta sustentável de lixo doméstico. Os alunos também participaram de atividades com foco em sustentabilidade, visitaram pontos turísticos, conheceram a linha de produção da montadora de veículos Mercedes-Benz e as escolas Berufliche Schule Bretten e Handelslehranstalt Bruchsal.

“Ao longo da programação eles aprenderam muito sobre o clima, sustentabilidade, aplicaram seus conhecimentos sobre o inglês, e por fim, conheceram as escolas dos seus coirmãos, comemorando com eles o início das férias. Voltamos com as bagagens repletas de memórias e muito aprendizado sobre essa nova forma de ver o mundo”, enfatizou a professora de Língua Inglesa, Francine Sens.

Alemães em solo brasileiro 

Em outubro, a comitiva de estudantes alemães chegará ao Brasil para vivenciar a cultura brasileira. “Estamos com uma expectativa bem positiva sobre o Brasil, principalmente para conhecer novas pessoas, identificar as diferentes paisagens, costumes e ver de perto as capivaras que os brasileiros tanto falaram em sua visita aqui na Alemanha”, afirmou Mika Merkle. 

O diretor do Colégio Unifebe, professor Leonardo Ristow, detalha que a programação já está sendo preparada para recebê-los. “Queremos que eles sejam bem acolhidos e que enxerguem o potencial que a nossa região tem. Apesar das diferenças culturais, buscamos incutir a importância da sustentabilidade e do cuidado com o clima, por meio de projetos e pesquisas. A parceria com a Alemanha tem gerado bons frutos e queremos cada vez mais estreitar esses laços”, destacou Leonardo. 

Os intercambistas chegam ao Brasil no dia 20 de outubro e permanecerão nas casas dos alunos brasileiros até o dia 1º de novembro. “Somos gratos por todos os resultados que a parceria entre os dois países têm proporcionado aos nossos estudantes e à nossa instituição. O primeiro impacto positivo já pode ser percebido com essa mudança de olhar sobre o mundo e sobre muitas práticas que podemos adotar também no nosso dia a dia. Que isso os torne ainda mais cidadãos globais e acrescente muito em suas trajetórias pessoais e profissionais”, salientou a presidente da FEBE e reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz.


Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow