Divulgação

 

A Festa Nacional do Marreco, que teve a sua história eternizada no documentário “Fenarreco – a história mais gostosa do Brasil”, no final de 2022, agora tem sua trajetória retratada no fotolivro “Fenarreco – 35 anos”. A obra será apresentada ao público durante o lançamento da 36ª edição do evento, que será realizado para convidados na segunda-feira (11), no Clube Caça e Tiro Araújo Brusque.

Para a jornalista e produtora audiovisual Denise Serafini, que dirigiu o documentário e organizou o fotolivro, a obra promete ao leitor uma viagem no tempo muito saborosa e cheia de memórias, que construíram o legado da festa mais gostosa do Brasil. “Temos imagens da primeira edição da Fenarreco até a última, realizada em 2022, com textos e legendas para contextualizar a narrativa construída e registrada no documentário e agora também em um livro físico, com mais de 100 páginas”, ressalta.
Para a autora, o livro é acessível para todos, possibilitando que adultos e crianças possam sentir o prazer de folhear um livro com fotografias da festa, que começou bem antes de muitos terem nascido ou que faz parte da infância de muitas pessoas.

- Publicidade i -

“Serão distribuídos 700 exemplares gratuitamente para os apoiadores do projeto, imprensa, fontes, universidades, colégios particulares, hotéis e equipamentos turísticos, arquivos históricos e Poder Público – especialmente para a Biblioteca Municipal, para que todo cidadão tenha acesso e para a Secretaria de Educação, para que seja feita a distribuição para todas as escolas do município”, conta Denise.

De acordo com ela, no evento de lançamento da Fenarreco 2023 e do fotolivro, serão entregues exemplares para alguns convidados, simbolizando a conclusão do projeto e a entrega da obra para toda a comunidade de Brusque. “Também estamos conversando com a organização da festa sobre a viabilidade de exibição do documentário durante a Fenarreco deste ano, bem como novas exibições no Cine Gracher”, revela.

A obra

O fotolivro “Fenarreco – 35 anos” foi viabilizado com recursos do Ministério da Cultura, a partir do mecanismo da Lei de Incentivo à Cultura que permite às empresas a opção de aplicação de parte do imposto devido em projetos culturais locais. As empresas apoiadoras do livro foram: Pemgir Malhas, Havan, HJ Tinturaria e Soluções Têxteis e Supermercados Archer.

Com produção executiva da Prime Filmes, a obra contou com pesquisa realizada por Ademir Moraes, Caroline Hilbert, Saulo Adami e pela própria organizadora Denise Serafini. A revisão geral ficou a cargo de Cristina Sapata e Darlan Serafini, enquanto a revisão textual é assinada por Carlos Roberto Praxedes dos Santos e o projeto gráfico por Diego Bernardi.

As fontes que participaram do documentário e também serviram de base para o fotolivro são: o turismólogo Ademir Moraes, a rainha Fenarreco em 1990 Eliani Forbici, a 1ª rainha da festa leda Hartke, a costureira Marlene Petruschky, o ex-ecônomo do Clube Caça e Tiro Araújo Brusque Oscar Campi, o sociólogo Reinaldo Cordeiro, o integrante da COMUTUR Rolf Kaestner, o historiador Saulo Adami, a rainha de 2022 Thuany Kroetz, a organizadora dos desfiles Lilian Ribeiro, a rainha de 2010 Maiara Kruscinski Hausmann, o ex-comandante da Polícia Militar Marlon Jorge Teza, o integrante da COMUTUR Valdir Rubens Walendowsky e a rainha mirim de 2022 Yasmim Lopes.

“É um livro que pretende deixar um registro histórico para as futuras gerações. Ele resgata a história da Fenarreco desde o início da festa, com curiosidades e imagens que estavam no acervo do Poder Público e das pessoas que contribuíram com a obra. Ao longo das páginas a história da festa é contada de forma ilustrativa e não com a pretensão de trazer todos os detalhes históricos, como retratado no documentário. Sabemos que o livro é algo que permanece”, conclui Denise, que há mais de 20 anos também atua como professora universitária e já escreveu outras obras na área da comunicação.

O documentário

Lançado no dia 30 de novembro de 2022, no Cine Gracher do Shopping Gracher, o documentário “Fenarreco – a história mais gostosa do Brasil” foi produzido pela empresa brusquense Prime Filmes, com direção de Denise Serafini.
O audiovisual traz depoimentos e momentos marcantes dos 35 anos de festa, contados por quem os vivenciou, destacando principalmente os primeiros anos, até chegar nas edições atuais.

O documentário está disponível ao público no instagram @historiasconquistas.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow