Fotos: David T Silva

 

Um ato solene em comemoração aos 10 anos de criação da Fundação Cultural de Guabiruba  e lançamento da programação do Natal Mágico foi realizado na tarde desta sexta-feira (26). O evento, na Câmara de Vereadores, contou com as presenças de diversas autoridades municipais, representantes de associações artístico culturais e colaboradores.

A superintendente da Fundação, Jenifer Schlindwein, destaca que é um momento de celebração participar com todas as pessoas que escrevem a história da cultura na cidade.

- Publicidade i -

“Nós queremos com este ato solene mostrar que a cultura é importante e faz parte de uma sociedade. Celebramos uma trajetória que é riquíssima e que faz com que Guabiruba seja referência. Conseguimos atender as demandas da população, fazer eventos diferenciados e também entender que temos muitas particularidades na nossa cidade”, completa.

Segundo ela, fazer parte da cultura da cidade, como artista e gestora, traz nostalgia e muita gratidão. “É um sentimento muito nobre por ter a oportunidade de estar dos dois lados da moeda e poder fazer mais pelos colegas da classe artística. Ser representatividade. Porque eu estou superintendente, como aprendi com a minha antecessora Paula Bohn. “Nós queremos que outras pessoas colham, mas plantem mais sementes para crescer uma grande comunidade fortalecida”, afirma.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Gilberto Debatin Júnior, enalteceu os 10 anos da Fundação e do Conselho Municipal de Cultura e frisou que é o triunfo da arte e da cultura em Guabiruba. “A cultura de nossa cidade é extremamente sólida e baseada nas nossas origens que com o tempo foi transformada por meio de atos e costumes totalmente particulares da nossa cidade. Essa cultura foi construída na coletividade e união do nosso povo”, afirma.

Júnior instiga a produção de arte pelos guabirubenses e também o consumo e explica que ao fazer isso, a sociedade constrói cultura. Acredita que é por causa dos entusiastas, artistas e fomentadores, que a arte e a cultura são desenvolvidas no município.

Citando os grupos artísticos tradicionais guabirubenses e a produção de arte como a orquestra municipal, o presidente da câmara Cristiano Kormann, acrescenta que o carinho no olhar de cada gestor da Fundação Cultural foi de extrema importância no desenvolvimento da cultura da cidade.

“Guabiruba avançou muito na cultura com a preservação das raízes e também com todas as ações, inclusive oficinas, que são realizadas na fundação cultural”, comenta o presidente, que destaca também o nascimento do Natal Mágico dentro da Fundação Cultural, que projetou Guabiruba dentro e fora do estado.

Em seu pronunciamento o prefeito, Valmir Zirke, enalteceu aos gestores que trabalharam ao longo dos 10 anos de Fundação Cultural, destacou as tradicionais formas artísticas guabirubenses e as oportunidades da sociedade em participar da cultura nas diversas atividades ofertadas no município. 

“Nós queremos cada vez mais manter as tradições que existem em nossa cidade, ter um espaço para levar a história e não perder o que temos”, declarou o prefeito, ao anunciar a negociação, por parte da prefeitura, de um imóvel para a criação de um complexo, que vai contemplar além do paço municipal, instalações relacionadas a cultura de Guabiruba.

Logo após os pronunciamentos foi entregue uma peça, produzida pela artesã guabirubense Marilise Bittelbrun Teixeira, como lembrança para o prefeito Valmir Zirke e vice-prefeito Cledson Kormann, assim como homenagens aos ex-superintendentes Sidnei Baron e Paula Bohn. Os ex-gestores Jucilene Regina Schmidt e Gilmar José Celva não estiveram presentes.

Os ex-assessores culturais Sidnei Dematé e Bianca Lemos Assis também receberam homenagens, assim como Valdir Riffel, representando Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura; Orides Baron, representando a Associação Cultural e Coral Cristo Rei e Fabiano Siegel, representando a Sociedade Pelznickel; Edemilson Nicolau Huber, representando a Associação Visite Guabiruba; Roque Dirschnabel, representando a Academia Brasileiras de Letras Seccional Guabiruba; e Carlos Pontalti, representando a Associação Cultural Italiana de Guabiruba.

 

 

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
previous arrow
next arrow