Na segunda-feira, 7 de agosto, às 19h, a Fundação Cultural de Guabiruba realiza, juntamente com a assessoria de planos museológicos contratada pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, o primeiro Fórum de Museus em Guabiruba, com ênfase no futuro Museu do Imigrante Alemão a ser instalado no município. O evento será on-line.

A ação integra o programa contratado pelo CIMVI para elaboração e organização de acervos e museus dos municípios consorciados, a fim de fortalecer a cadeia produtiva cultural e turística regional e elaborar o documento para os próximos cinco anos de instituição

- Publicidade i -

A iniciativa parte da validação do programa reservado para o Museu, que foi construído em conjunto com a assessoria da Fundação Cultural e profissionais de museologia e produção cultural. Após a ação e a formatação do programa do museu, o material seguirá para anexo ao Plano Museológico, finalizando o projeto.

Segundo a Superintendente da Fundação Cultural, Jennifer Schlindwein, este é um documento importantíssimo para a criação e implementação do Museu do Imigrante Alemão. “Por isso, convidamos para que participem deste momento de escuta ativa”, destaca.

Além da participação de suma importância da Sociedade Civil, estão convidados os profissionais de história e museologia da região e áreas afins para fortalecer o debate e esclarecer dúvidas aos presentes.

“Convidamos a todos os interessados em colaborar com as discussões sobre o plano museólogo, e estaremos construindo juntos um equipamento cultural que servirá de apoio para as gerações futuras”, finaliza Jenifer.

Para participar acesse o link: https://meet.google.com/ibx-tsuh-sbg

O Plano Museológico 

O Plano Museológico é uma ferramenta de gestão que visa nortear as ações de planejamentos dos museus. A sistematização do Plano Museológico foi instituída para todos os museus brasileiros (públicos e privados) por meio do Estatuto de Museus (Lei nº 11.904/2009), em que configura-se um marco para as políticas públicas instaladas na área dos museus, que por muito tempo reivindicavam sua construção através de debates entre os diversos atores sociais almejando uma política pública coerente para os museus.

Casa Enxamel 
A casa onde será implantado o museu, popularmente conhecida como Casa Scharf, tem estilo alemão enxaimel e foi construída entre 1940 e 1945. Na Rua Prefeito Carlos Boos, Aymoré, ela possui uma sala, uma cozinha, quatro quartos, um banheiro, um sótão e área externa adjunta da casa. Além disso, o terreno adquirido possui um galpão de 60m², onde pretende-se utilizá-lo como depósito de itens de patrimônio público, de decorações utilizadas em eventos na cidade, entre outros.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow