A aluna do quarto ano da escola Arthur Wippel, Flávia Carolina Eler de Oliveira, venceu a etapa municipal do concurso “Traços do Meu Vale Europeu”, promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Ela teve o desenho mais votado entre os 33, tendo recebido 27 dos 184 votos totais.
Na segunda posição ficou o aluno Igor Dylan Villar Jara, também da escola Arthur Wippel. Já o terceiro lugar ficou para a escola Anna Othília Schlindwein, com o desenho da aluna Manuela Westarb.
Na etapa escolar, uma comissão escolheu os três melhores trabalhos de cada escola. Já na etapa municipal, 33 desenhos estiveram expostos para votação na Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel. A partir de agora, os três mais votados pelo público seguem para a etapa regional do Vale Europeu.
Traços do Meu Vale Europeu
O projeto iniciou em maio, quando os estudantes da rede municipal de ensino participaram de uma palestra sobre o potencial turístico em Guabiruba. Já no mês de setembro, os alunos dos quartos anos, com auxílio das secretarias de Educação e Turismo, realizaram um passeio por Guabiruba para conhecer os potenciais e pontos turísticos do município. Depois, eles foram estimulados a fazerem desenhos dos atrativos da cidade, para participação no concurso.
Conforme explica o secretário de Turismo de Guabiruba, Andrei Muller, os trabalhos são resultado de um projeto de conscientização turística nas escolas promovido pelo CIMVI em parceria com as secretarias municipais de Educação e Turismo. “É um dos projetos mais importantes e eficientes em nível regional do Vale Europeu. E este ano, em especial, estamos muito felizes por ele retornar ao formato presencial”, afirma.
Premiação
A premiação terá duas fases, a etapa municipal e o grande vencedor. Na etapa municipal, os três selecionados receberão uma medalha, um certificado de participação, uma camiseta com a estampa do seu desenho e a inclusão do trabalho no livro de turismo que será publicado pelo CIMVI. O resultado será divulgado após o término das votações, nas redes da prefeitura.
Na etapa final, que acontece no dia 18 de novembro, além dos prêmios já recebidos, o vencedor receberá ainda um troféu, um fim de semana com a família em algum dos pontos turísticos do Vale Europeu e um tablet, além de um computador que será destinado para a escola do aluno vencedor.