Quem visita Guabiruba, via rua Imigrantes, passa pelo pórtico – principal cartão postal da cidade. Ainda este ano, de acordo com a Prefeitura, quem acessar o município pela rua São Pedro será recepcionado por uma obra semelhante.
A construção do novo portal teve início em 17 de agosto. Inicialmente, o Poder Público Municipal trabalhava com o prazo de entrega em 15 de novembro, mas como a equipe da empresa responsável (R & ZAVI Empreendimentos) ficou alguns dias sem trabalhar, devido a questões relacionadas ao terreno, a estimativa do Executivo é que os trabalhos sejam concluídos até o dia 30.
O investimento no novo portal é de 316,9 mil, provenientes de recursos próprios do município. Em paralelo, foi iniciada a revitalização da rua São Pedro, com investimento de R$ 1,9 milhão e previsão de entrega à comunidade em 31 de maio do próximo ano. “Nesta obra teremos mais os custos de drenagem, cujo serviço está sendo executado pela Secretaria de Obras”, ressalta o prefeito, Valmir Zirke.
De acordo com ele, ambas as obras são importantes para Guabiruba. “Tanto o portal, quanto essa obra de revitalização de um trecho, são com recursos do município. É uma obra que tem uma creche e escola estadual/municipal, e vai dar mais segurança para as crianças ao caminhar ao lado da via. São obras que estávamos aguardando desde a época do ex-governador (Carlos Moisés da Silva), que acabou não pagando. Por isso, dividimos o projeto”, explica o prefeito.
Zirke destaca que neste momento é executado um trecho da via. “Depois, se o governador Jorginho Mello pagar aqueles R$ 3,5 milhões, vamos dar continuidade a esse projeto, que vai até onde parou aquela vez a revitalização (na Agropecuária Zirke). Esse segundo trecho vai também da rua José Fischer até a Independência, para que a gente possa revitalizar aquele trecho também. Os recursos para as duas obras são do município, pois para o portal tínhamos uma emenda e não foi paga”, conclui.