Arquivo pessoal

 

Está prevista para 2024 a inauguração do Museu do Imigrante Alemão, que será instalado pela Fundação Cultural de Guabiruba na casa enxaimel do bairro Aymoré, popularmente conhecida como Casa Scharf. No local, será instalado o primeiro Salão dos Brasões de famílias colonizadoras alemãs. 

Os brasões estão sendo produzidos especialmente para o espaço, pelo artista Karl Guenther Theichmann e são custeados pelas famílias, que farão a doação das obras ao museu. O investimento para produção de cada brasão é de R$ 500. 

- Publicidade i -

“Fizemos uma relação das famílias colonizadoras, que são aproximadamente 50. Até o momento, fiz 20 brasões, que ficarão expostos no salão. Essa é uma maneira de preservar a história e cultura dos colonizadores e também dos descendentes conhecerem mais sobre a história de seus antepassados”, explica o artista, que faz parte da quarta geração de escultores da família Theichmann. 

Karl conta que todos os brasões são modelados e pintados à mão, no tamanho de 43 x 38cm. “Cada brasão leva em média 10 dias para ficar pronto, pois é feito artesanalmente utilizando MDF impermeabilizado, durepox e tinta”, detalha. 

Já fizeram encomenda para realizar a doação ao museu, as famílias: Scharf, Schmitt, Riffel, Kormann, Kohler, Schaefer, Kistner, Imhof, Schumacher, Fischer, Gums, Schweigert, Boos, Bohn, Dürrschnabel, Mannrich, Erthal, Seubert, Debatin e Habitzreuter. 

De acordo com a superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, o espaço na Casa Scharf é limitado, por isso será feito um rodízio entre os brasões doados. “O espaço será administrado por um museólogo, que vai cuidar de todo o acervo. Se vierem 50 brasões doados, eles vão para a Casa Scharf e o museólogo vai definir a melhor forma de exposição”, ressalta. 

O artista 

Karl Guenther Theichmann assina os Pelznickels de Guabiruba. Ele desenvolve obras em mármore, granito, madeira, concreto e terracota. Entre os mais pedidos estão: bustos de personalidades, brasões de família e obras públicas. Participou do I Simpósio Internacional de Escultores da cidade de Brusque. Tem obras expostas na Alemanha, nos Estados Unidos e no Brasil. Também realiza pinturas sobre tela. Na região, é possível encontrar obras suas em praças, igrejas e locais turísticos, como o Zoobotânico de Brusque. 

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow