Após acompanhamento do programa Vale Europeu Sustentável, mais uma hospedagem guabirubense conquista o selo e certificação, somando a outros dois empreendimentos no município. Entrega ocorreu na quarta-feira, (31), no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Timbó/SC. A inciativa parte do Consórcio Intermunicipal de Municípios do Vale do Itajaí (CIMVI), e tem o objetivo de promover o desenvolvimento turístico sustentável, visando a melhoria contínua dos serviços na região do Vale Europeu Catarinense e o fortalecimento da gestão dos empreendimentos selecionados.
Os empreendimentos certificados pelo programa foram destacados por sua excelência nos serviços oferecidos. Uma cerimônia de premiação marcou a certificação de 20 novas hospedagens no total, que se uniram ao programa Vale Europeu Sustentável para aprimoramento em Meios de Hospedagem. O empreendimento guabirubense Chalés Lustig, representado pela proprietária Bruna Zanella, esteve na ocasião e foi o mais recente estabelecimento a receber a certificação.
Ao longo do programa os empresários do setor de hospedagem recebem orientações especializadas para identificar as qualidades e deficiências de seus negócios, desenvolvendo estratégias e implementando ações para aprimorar suas atividades. Segundo a Secretária de Turismo, Letícia Morgana Fischer, “ter estes estabelecimentos mapeados e bem posicionados na gestão contribuem para a cadeia produtiva do turismo local como um todo”.
Destaque Nacional
Realizado em dezembro de 2023, em Brasília-DF, o Salão Nacional do Turismo contou com a presença de 37 mil pessoas, mais de 800 atrações e ações formativas, que envolveram o público e expositores com experiências trazidas pelos expositores que representaram os 26 estados e o Distrito Federal. Na ocasião, equipe da Secretaria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo esteve presente representando o município.
As representantes destacam a participação de Guabiruba no Salão, considerado um dos eventos mais importantes do setor a nível nacional, sendo organizado pelo Ministério do Turismo, principalmente na exibição de video promocional nos ambientes do evento, onde são exibidas imagens da natureza e do potencial do ecoturismo.
“Com apoio da Secretaria de Turismo do Estado de Santa Catarina, que nos permitiu estar no espaço expositivo para promover o nosso município e o apoio da equipe de comunicação do Ministério do Turismo, milhares de pessoas puderam ver nos telões do Salão Nacional, as belezas naturais de Guabiruba.” comenta Bianca Lemos, assistente administrativa e guia turística da secretaria.
Segundo a gestora da pasta “não apenas divulgamos e promovemos a região, mas também tivemos a oportunidade de adquirir conhecimento e estabelecer uma proximidade com o Ministério do Turismo”, afirma, “e tais oportunidades são produtivas para o benefício do setor turístico local, que apresentou um crescimento importante e uma relativa participação no desenvolvimento de Guabiruba” finaliza.