O Hospital Azambuja recebeu neste mês, a primeira turma do Internato Médico do curso de Medicina da Unifebe. Nesta primeira turma, são 40 alunos divididos em três cenários: 20 na clínica médica, 10 na obstetrícia e 10 na pediatria do hospital, que atuarão na instituição, pelos próximos dois anos. No final do mês de janeiro, o grupo foi recebido pelo diretor administrativo do Hospital Azambuja, Pe. Nélio Roberto Schwanke e pela equipe, momento em que receberam todas as orientações necessárias e regimento interno da instituição.
“O Internato é uma fase importante na formação e estudos dos médicos. Eles acompanharão bem de perto o doente e para isso o hospital se sente contente em poder colaborar com a Unifebe, para que os seus alunos tenham esse conhecimento. Ficamos satisfeitos em termos esse convênio com a instituição de ensino e proporcionarmos esta oportunidade aos acadêmicos, que aqui dentro do hospital, terão conhecimento também de todos os equipamento e tecnologia hospitalar”, comentou Pe. Nélio.
Os acadêmicos também receberam as boas-vindas do coordenador do Serviço de Clínica Médica do Hospital Azambuja e coordenador dos Programas de Residência da Unifebe e supervisor do Programa de Residência em Clínica Médica da Unifebe, Dr. Antônio de Pádua Santos Lanna; do coordenador do curso de Medicina e secretário de Saúde de Brusque, Dr. Osvaldo Quirino de Souza e da professora coordenadora do Internato, Dra. Caroline Anne Lucas Leite Resener.
“Essa nova fase é o momento que eles têm para aplicar os conhecimentos aprendidos ao longo dos primeiros quatro anos de faculdade, na atividade prática. É uma fase muito importante. Para eles significa a atuação médica, se aproximar ao máximo de como vão se portar lá fora. Para o hospital significa uma melhora na atenção dos doentes de uma forma bem expressiva. O Hospital Azambuja é um local propício para o aprendizado dos alunos de Medicina. O município precisa, exige uma qualidade cada vez maior no serviço de saúde e a Unifebe está muito feliz em ter um espaço adequado para o ensino de seus alunos. Ganham os pacientes e o município também. É um hospital que atende de forma regional, e agora consolidando-se também em um hospital de formação de profissionais”, ressaltou Dr. Lanna.
“O hospital vai acolhê-los da melhor forma possível, é uma casa que recebe todo mundo e que está aberta 24h por dia, os 365 dias do ano. Espero que vocês tenham uma grande consideração por esse local e pelos pacientes que aqui estarão. Que sejam tratados como se fossem seus familiares. Que vocês deem o máximo de vocês para que também recebam o máximo de conhecimento e de vivência humana, pois é aqui, neste local, que vocês se tornarão médicos”, disse Dr. Osvaldo.