Imagem do terreno na rua Russland, Aymoré

Além de quatro incêndios ocorridos simultaneamente em Brusque e Botuverá na segunda-feira, 26 de maio, que necessitou do apoio do helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros, mais dois foram registrados em Guabiruba. Em Brusque, o fogo atingiu vegetação nos bairros Santa Luzia (próximo à Unidade Prisional Avançada – UPA), Ribeirão Tavares (próximo ao Limoeiro) e em Botuverá. Já em Guabiruba as chamas queimaram vegetação nativa rasteira e média, além de eucaliptos reflorestados de aproximadamente dez anos na rua Russland – próximo a localidade conhecida como “Pedra Lisa”.

Na rua Russland, bairro Aymoré, o fogo destruiu cerca de 51 mil m² de um total aproximado de 200 mil m². Próximo a este incêndio havia uma residência de alvenaria em construção, que não foi atingida. O Corpo de Bombeiros de Guabiruba informou que durante o combate ao incêndio soube-se de uma outra residência de madeira em meio a mata fechada, que é utilizada como casa de sítio, todavia o incêndio florestal foi controlado antes das proximidades desta edificação.

Para o controle inicial do incêndio florestal foram necessárias duas horas de trabalho dos bombeiros e mais uma hora e meia para o rescaldo, totalizando 3h30 de combate às chamas. O incêndio foi extinto principalmente pelo uso de abafadores, como também, utilizando-se de um acero proveniente da limpeza do rumo da propriedade de um dos proprietários do local.

- Publicidade i -

Durante o combate ao incêndio participaram três pessoas da comunidade, um bombeiro comunitário e cinco bombeiros militares. As causas do incêndio são desconhecidas e serão apuradas posteriormente.

No domingo, 24, o fogo atingiu uma casa mista na rua Gruenerwinkel, também no bairro Aymoré.

Incêndio também na rua Silvério Régis

Os bombeiros controlaram ainda o incêndio na rua Vereador Silvério Régis, fundos do n° 325, que se propagou na vegetação nativa rasteira. O fogo destruiu uma área de aproximadamente 13 mil m² de um total aproximado de 50 mil m². Próximo ao local, havia três residências, sendo duas de alvenaria e uma de madeira, além de uma empresa têxtil, que nada sofreram.

Para o controle inicial do incêndio florestal foram necessários uma hora de trabalho dos bombeiros e para o rescaldo mais uma, totalizando 2h de trabalhos. O incêndio foi extinto principalmente pelo uso de abafadores, como também, utilizando-se 3 mil litros de água com uma linha de ataque. Participaram do combate três bombeiros militares.

Veja vídeo das chamas sendo combatidas no bairro Santa Luzia, próximo a UPA, em Brusque:

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow