Adriana Kohler/PMG

 

A IX Mostra de Arte e Cultura de Guabiruba iniciou na segunda-feira (22). O evento, que acontece até sexta-feira (26), teve o seu primeiro dia sediado pela escola Arthur Wippel, Centro, com disponibilidade de transporte gratuito em pontos das comunidades.

Na ocasião, estiveram presentes autoridades como o prefeito Valmir Zirke, a conselheira de Cultura Cátia Medeiros, o diretor adjunto da escola Arthur Wippel André Pontiolli e a professora, representante da escola Paulo Schmidt, Carolina Kistner.

- Publicidade i -

O evento contou com uma apresentação da Associação Guabirubense de Karatê, em que alguns alunos fizeram uma demonstração coreografada de defesa pessoal. Em seguida, todos puderam acompanhar a homenagem à artista plástica guabirubense Cláudia Rieg Baron.

“Estou feliz pela valorização, trabalhei 16 anos nesta escola, sempre transmitindo a arte para os alunos que passaram pela minha jornada. Primeiramente, aulas de artes, uma extensão ou extra classe, que foram aulas de argila, aula de pintura, aula de desenho, flauta doce e mais tarde, arte integrada do currículo escolar. A arte deveria ser uma oportunidade na criatividade, no fazer, e não deveria ter pausas jamais. Como professora e artista me sinto com a responsabilidade em transmitir meu conhecimento e incentivar outras pessoas a transmitir o conhecimento que domino, e para isso acontecer, não tem limite de idade. Sou uma pessoa apaixonada pela arte. Nesta minha trajetória de artista, professora, mãe e mulher, a arte me ensinou a ver e criar oportunidades em muitas outras áreas das atividades humanas. Como dizia minha mãe, a mente não envelhece, somente o corpo, mas a mente supera o corpo e a arte é o esperançar, a recuperação da esperança, no meio do desânimo, afinal a arte salva vidas”, declara Cláudia Rieg Baron.

Na mesma data também foi comemorado o aniversário do grupo de dança alemã Alle Tanzen Zusammen. São 29 anos levando a tradição guabirubense do folclore germânico em suas apresentações. E, claro, o público da Mostra também pode prestigiar o grupo no evento.

A Orquestra Municipal de Guabiruba encerrou o evento com músicas populares brasileiras. Durante todo o evento, a plateia levantava seus celulares para filmar cultura e arte na comunidade.

“Digo que cultura é todo dia, e que Guabiruba vem sendo conhecida pelas apresentações feitas por todo Brasil. Guabiruba é reconhecida pelo bom trabalho cultural e iremos incentivar cada vez mais para preservar a cultura em nossa cidade”, relata Valmir Zirke.

Para a superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, “a estreia do novo formato da mostra foi um grande presente para todos que compareceram e prestigiaram, com certeza todas as apresentações e envolvidos impactarão ao longo da semana inúmeras pessoas, efetivando e validando essa nova proposta. Agradecemos também a parceria e organização por parte das comunidades escolares. Reforçamos mais uma vez a disponibilidade de transporte gratuito em pontos das comunidades e que o evento é livre e gratuito pra todos e todas se fazerem presentes.”

Na terça-feira (23) foi a vez da Escola Edeltrudes Wippel Heil receber a mostra.
A apresentação do teatro “As Aventuras de Estrelita”, teve sessão às 10h e 13h30.
A Escola Luísa Pettermann Westarb também contou com apresentação do teatro “Conta que te conto: memórias de uma menina”, em sessões às 9h30 e 14h30.

Já a apresentação musical com Eletroldo – One Men Quartetto, teve sessões às 8h e 13h45 na Escola Padre Germano Brandt.
Outras apresentações como a do Ballet da Fundação Cultural, Grupos Folklorístico Tutti Buona Gente, Orquestra Municipal de Guabiruba também fizeram parte do dia. Foi realizada ainda a entrega do Prêmio de Reconhecimento de Trajetória à Eusébio Kohler.

 

A IX Mostra de Arte e Cultura de Guabiruba é realizada até a sexta-feira (26). Confira abaixo a programação.

24 DE AGOSTO – quarta-feira
ESCOLA REUNIDA MUNICIPAL CESÁRIO RÉGIS
Teatro “Pontes, cores e outros elos”, sessão às 10h e 13h30
E. E. I. PROFA. IDA SILVA DEBATIN
Teatro “Conta que te conto: memórias de uma menina”, sessão às 9h30 e 14h30
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Apresentação musical com Eletroldo – One Men Quartetto, sessão às 8h e 13h45
Cultura na Comunidade: Apresentações com Ballet da Fundação Cultural, Grupos Folklorístico Tutti Buona Gente, Orquestra Municipal de Guabiruba e entrega do Prêmio de Reconhecimento de Trajetória à Brunildes Fuckner, , às 19h. (GRATUITO E ABERTO À COMUNIDADE)

25 DE AGOSTO – quinta-feira
E. E. I. SÃO PEDRO
Teatro “Menina bonita de laço de fita”, sessão às 10h e 13h30
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROFESSORA ANNA OTHÍLIA SCHLINDWEIN
Apresentação musical com Eletroldo – One Men Quartetto, sessão às 8h e 13h45
Cultura na Comunidade: Apresentações com Ballet da Fundação Cultural Grupo Folclórico Alle Tanzen Zussammen, Orquestra Municipal de Guabiruba e entrega do Prêmio de Reconhecimento de Trajetória à Francisco Schaefer, às 19h. (GRATUITO E ABERTO À COMUNIDADE)

26 DE AGOSTO – sexta-feira
ESCOLA REUNIDA MUNICIPAL JOÃO JENSEN
Teatro “Pontes, cores e outros elos”, sessão às 10h e 13h30
E. E. I. TIA OLINDA
Teatro “Menina bonita de laço de fita”, sessão às 9h30 e 14h30
E. E. I. TIA ANGÉLIKA
Teatro “Um, dois, três: canto e conto com vocês”, sessão às 9h30 e 14h30
ESCOLA REUNIDA MUNICIPAL VADISLAU SCHMITT
Teatro “Reconto de Fadas”, sessão às 10h e 13h30
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI
Apresentação musical com Eletroldo – One Men Quartetto, sessão às 8h e 13h45
Cultura na Comunidade: Apresentações com Ballet da Fundação Cultural, Grupo de dança gaúcha Aliados da Tradição, Orquestra Municipal de Guabiruba e entrega do Prêmio de Reconhecimento de Trajetória à Emiliano de Souza, às 19h. (GRATUITO E ABERTO À COMUNIDADE)

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow