Foto: David T Silva/Arquivo

 

A Fundação Cultural de Guabiruba promove de 22 a 26 de agosto a IX Mostra de Arte e Cultura. Toda a comunidade é convidada para participar da programação, que será realizada em cinco diferentes polos, nos bairros: Centro, Aymoré, Guabiruba Sul, Lageado Baixo e São Pedro. 

O evento conta com apresentações artísticas de balé, grupos de danças folclóricas e da Orquestra Municipal, entre outros. Também serão homenageados artistas da cidade, por sua trajetória cultural.  “A Mostra tem como objetivo fortalecer o vínculo entre comunidade e arte, por meio da formação de plateia, além de difundir a importância da arte na escola”, explica a superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein. 

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De acordo com ela, os professores de Artes são responsáveis, na maioria das vezes, pelo primeiro contato das crianças com o mundo da arte, mediando inclusive futuras escolhas profissionais nesta área. Veja quem são os professores de Arte da Rede Municipal de Ensino:   

 

Marly Lima dos Santos Lunardelli (leciona desde 2015)

Escola Osvaldo Ludovico Fuckner

“A Arte para mim significa conhecimento, visão de mundo e de si próprio, reflexão e  desenvolvimento cognitivo. É uma área abrangente, e, de certa forma, está  inserida no ser humano. Ao serem estimuladas, as crianças se identificam com as linguagens da Arte e podem se voltar para a Educação. Tive um aluno que participou de um projeto de música, que se identificou e optou pela licenciatura. Já esteve em sala de aula e atualmente é arte educador na Fundação Cultural de Brusque”.

 

Daivid Matias Krause (primeiro ano lecionando)

Escolas Anna Othilia Schlindwein, Oswaldo Ludovico Fuckner e Rosa Rudolf Nicoletti 

“Antes de ser professor eu sou artista, um professor-artista. Ser professor é inspirar, e ser professor de arte é transcender, é quebrar com qualquer barreira que o preconceito, a discriminação possa levantar. É sensibilizar os corpos e iluminar as almas. Parece romantismo, mas é muito real, como a arte pode mudar as vidas das crianças/adolescentes e dos adultos. Estudei na Escola Carlos Maffezzolli, onde vivenciei boa parte das experiências artísticas nas quais me inspirei para poder traçar o caminho no qual venho percorrendo”.

 

Adriana Bretzke da Silva (Leciona há 10 anos)

Escola Básica Municipal Vadislau Schmitt e Escola João Jensen

“Nas aulas de Arte você tem a possibilidade de elevar a criatividade, a autoestima, coletividades e consciência corporal. Ser professora de Arte significa estar em busca constante de aprendizado. A escola refletiu muito, na verdade as professoras que tive marcaram muito a minha infância. Por isso, fui Pedagoga muitos anos e depois tive a formação em Artes Visuais”. 

 

Ana Paula Martins (leciona desde 2019)

Escola Anna Othília Schlindwein 

Ser professora de artes vai muito além de planejar, aplicar e avaliar. O professor de artes ajuda o aluno a desenvolver a sensibilidade, criatividade e adquirir novas habilidades. 

O papel da escola foi  fundamental em minha formação. Sempre gostei muito de desenhar e criar, então um certo dia criei coragem e me matriculei na faculdade. A arte é fundamental para a expressão humana. Nos primeiros anos de vida nos expressamos desenhando, cantando e dançando. Na formação escolar aprimoramos esses saberes”. 

 

Keli Tamara Padilha (leciona há dois anos)

Escola Maffezzolli e João Jensen

“Arte pra mim é tudo aquilo de mais louco que existe. O belo e o feio, são componentes que se complementam. As cores precisam existir, para criarmos outras. A imaginação deve ser aguçada, para criar aquilo, que para mim pode não ser real. Mas que para eles é uma forma de expressão. Ser professora de artes é me descobrir junto com as crianças. Despertar medos e frios na barriga, e ao mesmo tempo, um sorriso frouxo e lágrimas de alegria, ao ver a evolução de cada um”.

 

Daiane Bohn (leciona há quatro anos)

Escola Edeltrudes Wippel Heil e Escola Paulo Schmidt

“Ser professora de Arte significa expressar amor e conhecimento através das belezas e artes da vida. Tudo é arte, e Deus foi o mais perfeito arquiteto e artista que a tudo criou, inclusive a nós. Somos perfeitas obras-primas e através de nós a arte pode se manifestar de formas singulares e inigualáveis. É acordar a cada dia sabendo que poderá lapidar em cada aluno o artista que há dentro de si. Foi na universidade cursando Design que minha paixão pela Educação em Arte se aflorou, pois tive um Professor, que foi um grande Mestre”. 

 

Mateus Rescarolli (leciona há dois anos)

Escola Padre Germano Brandt 

A arte é um instrumento de suma importância na vivência em sociedade humana. Além de ter um papel de entretenimento, sempre teve uma função importantíssima: expressar o que palavras não são capazes de dizer. Ela é um dos principais aspectos no que diz respeito a linguagens e comunicação. Ser professor de arte é ter como principal objetivo estimular o tato artístico e senso de pensamento crítico dos alunos com as situações de aprendizagem aplicadas durante as aulas, além de praticar a interdisciplinaridade”.

 

Daniela Wust Amandio (leciona há 10 anos)

Escola Carlos Maffezzolli 

“Ser professora de Artes é encontrar no ser humano a capacidade de criar, expressar, desenvolver habilidades que ele próprio julga não conseguir ou até não ter. Inicialmente cursei Pedagogia, porém apliquei aulas de arte, e com esta oportunidade, me identifiquei com a disciplina trocando de curso. Na escola, o interesse pela arte é despertado em muitos, porém nem todos seguem o caminho. Tenho orgulho de acompanhar a evolução e crescimento de ex-alunos construindo sua história no universo artístico”.

 

Gilberto Debatin Junior (leciona há 10 anos) 

Escola Arthur Wippel 

“A arte é a possibilidade de humanização do indivíduo. É a partir dela que a gente consegue deixar de ser um homem rudimentar, um homem pré-histórico para ser um ser humano. Então, ser professor de arte é observar o desenvolvimento do outro. É possibilitar a esses alunos criar, recriar, construir e desconstruir conceitos que já foram impostos pela sociedade. É dar liberdade para o aluno entender que tudo que ele fizer não está completamente errado. Existe um novo ponto de fuga, uma saída. Então, ser professor de arte é acima de tudo é gerar possibilidades. A arte é muito subjetiva”.  

 

Niona Rodrigues Barbosa 

Escola Anna Othília Schlindwein



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