Na última semana, Guabiruba contou com a IX Mostra de Arte e Cultura em cinco escolas do município. Com o objetivo de levar o evento a um maior número de pessoas, como alunos, pais, professores e toda a comunidade, o intuito foi de conhecer e incentivar artista locais. Durante o evento a Fundação Cultural homenageou artistas de Guabiruba que levam a arte e a cultura por cada canto que passam.
O primeiro dia da Mostra, segunda feira (22), foi na Escola Arthur Wippel, que contou com as apresentações de Karatê de Guabiruba, do grupo de dança alemão Alle Tanzen Zusammen e da Orquestra Municipal de Guabiruba, com a participação do cantor Vitor Hort. A homenageada foi Claudia Rieg, “Como professora e artista me sinto com a responsabilidade em transmitir meu conhecimento e incentivar outras pessoas a transmitir o conhecimento que domino, e para isso acontecer, não tem limite de idade”, afirma a artista plástica.
Na terça-feira (23), a Escola Padre Germano Brandt recebeu a IX Mostra, onde pôde contar com as apresentações de balé, do grupo de dança italiano Tutti Buona Gente e da Orquestra Municipal de Guabiruba, com a participação do cantor Vitor Hort. Eusébio Nicolau Kohler foi o homenageado da noite. “Fico feliz em receber essa homenagem na escola, porque eu sou professor também, então a minha atividade artística e a minha atividade de professor andam juntas. Fico muito feliz de estar aqui na escola e ser reconhecido”, alegra-se o músico homenageado.
24 de agosto, quarta-feira, foi o dia da Escola Osvaldo Ludovico Fuckner contar com a IX Mostra de Arte e Cultura, com as seguintes apresentações: balé, grupo de dança italiana Tutti Buona Gente e Orquestra Municipal de Guabiruba. A homenageada da noite foi a artista plástica Brunildes Fuckner. “Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus por me dado o dom de pintar, e o que fiz foi aprimorar meu dom, estudar e aproveitar todas as oportunidades que eu aprendi”, ressalta a artista.
Na quinta-feira (25), a IX Mostra foi apresentada na Escola Anna Othília Schlindwein, e contou com as seguintes apresentações: balé, grupo de dança alemã Alle Tanzen Zusammen e Orquestra Municipal de Guabiruba. O artista Francisco Schaefer foi o homenageado da noite. “Quero dividir essa homenagem ao meu irmão Arlindo (em memória), que me ajudou muito, e foi uma peça fundamental no início da construção da mini cidade. Pois quando iniciamos, eu queria um presépio com movimento, por meu irmão ser marceneiro, onde me ajudou muito na construção na época, em 1996. Assim que as pessoas começaram a visitar, o comentário foi ‘isso não é um presépio, é uma mini cidade’ e assim se deu o nome de Mini-Cidade”, aponta Chico.
No seu último dia, sexta-feira (26), a IX Mostra de Arte e Cultura foi muito bem recebida pela Escola Carlos Maffezzolli, apresentando as seguintes apresentações: balé, grupo de dança gaúcha Aliados da Tradição e a Orquestra Municipal de Guabiruba. O homenageado da noite, também é residente do bairro São Pedro, Emiliano de Souza. “Esse espaço aqui é muito especial, porque aqui eu estudei até a quarta série, então tenho muitas memórias boas e muitas histórias legais pra contar e hoje é um grande privilégio receber essa homenagem. É tão bom quando as pessoas olham para o trabalho da gente e fazem esse reconhecimento. Eu sei que existem vários artistas anônimos, e eu, sendo homenageado essa noite, represento esses artistas, e que certamente esses outros artistas serão homenageados mais pra frente”, destaca o contador de histórias.
Para a superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein “o retorno positivo foi amplamente visível tanto nas pessoas integrantes da programação e organização, quanto no público e plateia dos cinco dias de evento. Validamos um formato muito almejado de descentralização da arte e cultura em Guabiruba, abrangendo ensino escolar, artistas e a comunidade em geral. Estamos em fase de pós evento, contabilizando os resultados para expormos em público a eficácia do modelo, além de que em breve iremos realizar a divulgação e entrega do prêmio ‘Comunidade Parceira da Cultura’ à comunidade vencedora.”
“A IX Mostra de Arte e Cultura de Guabiruba foi uma maratona. Cada dia em uma escola diferente. Mas com essa mudança podemos observar a presença de mais alunos, mais pais e a comunidade prestigiando arte e cultura de Guabiruba. As apresentações foram muito bem apresentadas e nossos artistas homenageados dando orgulho a nossa cidade. Parabenizo a Jenifer e ao Elivelton pelo trabalho realizado, e todos os envolvidos na IX Mostra de arte e Cultura de Guabiruba”, ressalta o prefeito Valmir Zirke.