Crédito: Grazielle Guimarães

Por: Grazielle Guimarães

Na penúltima sessão de novembro, os vereadores guabirubenses aprovaram o requerimento de n°11/2019, de autoria de Felipe Eilert dos Santos (PT), que solicitou junto à casa legislativa o envio ao Ministério Público do relatório de vistoria realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Infraestrutura, o qual identificou diversas patologias na edificação da Escola Básica Professor João Boos. 

“Já tentamos conversar com o Estado. Os próprios estudantes foram à Florianópolis e levaram o requerimento com o relatório das condições do colégio e de nada adiantou. Talvez agora, através do Ministério Público e da justiça, Guabiruba seja atendida pelo Governo Estadual”, destacou Eilert em sua fala na tribuna.

- Publicidade i -

A ação veio como mais uma tentativa de chamar a atenção do Estado para os problemas na edificação do educandário, paralelo a isso, está prevista para a próxima quinta-feira, 28, a visita à Guabiruba do assessor do deputado Ivan Naatz (PV) que deve averiguar pessoalmente a estrutura do colégio, porém, sem comprometimento de alguma ação efetiva para início das obras.

A tentativa partiu também do líder da oposição, Jaime Luiz Nuss (MDB), que igualmente recebeu a notícia por parte de Osmar Matiola, responsável pelas edificações dos educandários de Santa Catarina, que não há previsão para investimentos no João Boos. “Assim como Guabiruba outros municípios como Blumenau entre outros passam pela mesma situação sem previsão de quando serão atendidos pelo Estado”, destacou o parlamentar.

Os vereadores destacaram também o lançamento do programa “Vale Muito Cuidar” que dá início a coleta seletiva em Guabiruba. Waldemiro Dalbosco (PP) acompanhou a coletiva de imprensa e destacou a economia do município bem como a necessidade de conscientização por parte da população. “A principal mudança que vai ocorrer em Guabiruba no dia 1° de dezembro é a de comportamento. As pessoas serão incentivadas a separar o lixo, reutilizar e isso virá como retorno financeiro ao município. É uma tendência mundial e Guabiruba não estará fora disso”, destacou o parlamentar.

Denise Fernandes Fischer (PP), destacou suas indicações que pedem melhorias no agendamento de consultas, principalmente no bairro Imigrantes. “Seria interessante voltar com os agendamentos por telefone, pois as pessoas que trabalham pela manhã perdem a vaga e não conseguem agendar e as que vão presencialmente acabam ficando na rua, enfrentando as condições climáticas até a abertura da Unidade”.

Vilmar Gums (PSDB) também destacou suas indicações que pedem à Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras, as seguintes melhorias: Limpeza das “bocas de lobos” em toda a extensão da Rua Guilherme Riffel, bairro Aymoré; Patrolamento e areiamento em toda a extensão da Rua João Scharf, bairro Aymoré; Conserto dos buracos na pavimentação do asfalto em toda a extensão da Rua Prefeito Carlos Boos, bairro Aymoré.

Problemas com a GBTRAN

Jaime Nuss destacou mais uma vez os problemas que anda enfrentando com a Secretaria de Trânsito de Guabiruba, ao solicitar a construção de uma travessia elevada na rua Alois Erthal. “Eu não sei se a diretora da secretaria tem algo pessoal contra mim mas nada do que eu peço à GBTRAN é atendido”, destacou o parlamentar.

O parlamentar também afirmou que vai entrar com uma indicação solicitando a presença da Secretária de Meio Ambiente, Bruna Ebele, à Câmara de Guabiruba para esclarecer alguns pontos sobre um levantamento que está ocorrendo no município. 

Ordem do dia

Baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei Ordinária nº 35/2019 do Executivo, que “Institui o Programa de Escovação Dental Supervisionada para os alunos das escolas da rede municipal de educação de Guabiruba”.

Aprovado o Requerimento nº 11/2019.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow