A semana já começou cheia de informação e insights sobre a indústria e as macrotendências de Moda – Outono/Inverno 2024. Profissionais de toda região prestigiaram a palestra “Fora do Eixo”, ministrada pela consultora, designer e pesquisadora de Moda, Angélica Coelho, na noite desta segunda-feira (17).
O teatro do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB) ficou lotado do início ao fim do evento, que marcou a união entre diversas entidades do setor da Moda, em prol do desenvolvimento e atualização das últimas tendências.
A palestra foi promovida por meio da conexão entre o Sebrae/SC e o Senai, através dos Institutos Senai de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design de Santa Catarina e do Senai CETIQT do Rio de Janeiro, junto com a vice-presidência do Vale do Itajaí Mirim da Fiesc. Apoiaram a iniciativa: a Prefeitura de Brusque, o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba – Sifitec, o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento – Sindivest, a Associação de Micro e Pequenas Empresas – Ampe, a Associação Comercial de Brusque, Guabiruba e Botuverá – Acibr, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL e o Sindilojas.
Na abertura do evento, Juliana Berbardi Dall Antonia e Silvana Meneghini, do Sebrae/SC e Senai, deram as boas-vindas ao público e apresentaram o Acelera Sindivest, projeto setorial do Sindivest e do Sebrae/SC, que visa o fortalecimento da cadeia de valor do segmento da moda e o “Jornada das Costureiras”, que faz parte de um programa setorial para indústria têxtil e do vestuário de qualificação de mão de obra.
Macrotendências
Por mais de duas horas, a palestrante Angelica Coelho conversou com o público sobre as macrotendências de Moda para o Outono/Inverno do próximo ano. Especialista em Indústria Avançada: Confecção 4.0, bacharel em Design com Habilitação em Moda e consultora de Moda, Design e pesquisadora de Moda Circular, ela também respondeu aos questionamentos dos participantes.
Angelica transitou entre temas importantes para o setor, como perfil do público consumidor, Inteligência Artificial, criatividade e comunicação. “Teremos um outono/ inverno muito criativo, com uma pegada de resgate à imaginação, a um olhar espontâneo para a criatividade. Saímos um pouquinho do eixo, para pensar fora da caixa. A temática central para outono/inverno 2024 prevista pelo Inova Moda Digital é nominada Fora do Eixo, para que a gente pense um pouco mais, utilize os recursos disponíveis, sabendo que podemos fazer mais com opções que já temos em casa e não temos dado o olhar necessário para elas. A brincadeira do outono/inverno, é para que seja muito mais leve, colorido e diferente. Com um maximalismo um pouco absurdo, por vezes, para que a gente surpreenda o nosso consumidor”, resume a palestrante.
De acordo com Angelica, a cor é um elemento chave para este inverno. “Temos os tons mais fechados, que são os tradicionais de inverno que não serão excluídos, mas é um convite para utilizar cores de forma estratégica, para que ela traga uma novidade e um frescor. Para que a gente conte uma história muito fantástica para este consumidor nesta próxima temporada”, completa.