O curso de Medicina do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) é conceito 4,46, em uma escala de 1 a 5, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). A nota é resultado da Avaliação Externa In Loco, realizada entre os dias 27 e 29 de junho, pela Comissão Avaliadora ad-hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) / Ministério da Educação (MEC), composta por dois professores com formação em Medicina.

Na avaliação, a Comissão analisou critérios relacionados à Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. Os avaliadores conheceram a infraestrutura oferecida pela universidade, verificaram documentos, principalmente, o Projeto Pedagógico do Curso, realizaram entrevistas com discentes, técnico-administrativos, docentes, Coordenador do Curso, Coordenador do Internato, Comissão Própria de Avaliação (CPA) e profissionais de instituições parceiras, que atuam junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

- Publicidade i -

O Assessor de Desenvolvimento Institucional e Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unifebe, Robson Zunino, celebra o resultado obtido. “Os avaliadores conheceram também os cenários dos estabelecimentos de saúde conveniados com a Unifebe, vinculados ao Sistema Único de Saúde, nos quais os alunos realizam atividades práticas. As etapas que compõe o processo avaliativo, permitiram que os avaliadores tivessem subsídios para conhecer o Curso de Medicina da Unifebe. O resultado da avaliação ratifica a qualidade do Curso e fornece importantes indicadores para a melhoria contínua das práticas institucionais”, destaca Robson.

A Reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, preconiza que a conquista é fruto do esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica da instituição. “O conceito do MEC reafirma o compromisso e o trabalho da nossa universidade em fazer o curso de Medicina da Unifebe o melhor de Santa Catarina e um dos melhores do Brasil. Ao oferecermos uma infraestrutura de primeiro mundo e ao nos propormos formar médicos mais humanos, comprometidos e envolvidos com a comunidade local, temos a certeza de que estaremos cada vez mais perto de alcançarmos esse reconhecimento”, enaltece Rosemari.

O Curso

A primeira turma do curso de Medicina  iniciou em 2019, com 40 alunos. O currículo integrado com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente das aulas, merece destaque na proposta pedagógica do curso. “Além disso, a estrutura do Bloco da Saúde possibilita que os futuros médicos exercitem a prática médica em modernos laboratórios e desenvolvam mais segurança e confiança até exercerem, efetivamente, a profissão. Tudo isso, somado a um corpo docente formado por profissionais de renome em suas áreas de atuação faz com que o curso de Medicina da Unifebe seja coroado com esse reconhecimento nacional ”, afirma o professor Sidnei Gripa, Pró-reitor de graduação da universidade.

O coordenador do curso de Medicina e Secretário Municipal de Saúde, Doutor Osvaldo Quirino de Souza, enfatiza que um dos diferenciais do curso é a atuação dos acadêmicos em diversos serviços de saúde. “Por meio dos convênios firmados com as prefeituras, hospitais e entidades nossos estudantes, além de contribuir melhorando os serviços prestados pelo SUS em diversos municípios da região, expandem seu conhecimento ao vivenciar a profissão na sua essência, desde a primeira fase da graduação. Essa é a principal proposta do curso de Medicina, formar médicos éticos, humanos e comprometidos com a comunidade regional”, detalha o doutor Osvaldo.

Com 12 semestres de duração (6 anos) o curso de Medicina da Unifebe conta com 400 alunos e a conclusão da primeira turma está prevista para 2024.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow