A falta de mão-de-obra qualificada e a necessidade de atualizar produtos e processos fez o Núcleo de Malharias, da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), investir em um curso de capacitação para seus colaboradores. Na tarde desta quarta-feira (10) 15 profissionais receberam seus certificados de conclusão, emitidos pelo Grupo NS, de Blumenau, que há quase 40 anos oferece capacitação em áreas técnicas da indústria têxtil.

“Santa Catarina é o principal pólo têxtil do Brasil e o aperfeiçoamento em malharia é fundamental para acompanhar um mercado em permanente evolução. A ACIBr, através do associativismo, permite que as empresas compartilhem suas necessidades e, juntas, alcancem resultados positivos, como o curso que encerra hoje. Tive a oportunidade de conversar com alguns alunos e percebi o quanto estavam satisfeitos com a formação”, afirma a coordenadora de Núcleos da entidade, a diretora Valzete Ludvig Walendowsky.

- Publicidade i -

O coordenador do Núcleo de Malharias, Tiago de Oliveira Censi, comemorou a formatura deste primeiro grupo de treinamento. “Nosso propósito é fortalecer o segmento através da capacitação e do acesso ao conhecimento. Não é algo exclusivo do nosso setor, mas também enfrentamos a falta de mão-de-obra qualificada. Neste contexto, queremos oferecer aos nossos colaboradores cursos básicos e avançados, em áreas técnicas e de gestão”, destaca.

Tiago é egresso deste mesmo curso de aperfeiçoamento têxtil, que concluiu em Blumenau. “Desta vez, pela quantidade de participantes e pela disponibilidade da ACIBr, conseguimos realizar a formação em Brusque, deslocando os professores para cá. É pela união de várias empresas que este treinamento se tornou possível na cidade”, reforça.

Compreender os processos

O curso de Aperfeiçoamento Têxtil para Malharias foi realizado na sede da Associação Empresarial, durante oito encontros semanais, totalizando 48 horas. Esta é a primeira vez que o Grupo NS promove uma capacitação no município.

“Procuramos fazer com que o aluno entenda a teoria de um processo que já conhece na prática, desde os equipamentos utilizados, a construção do tecido, os fios e matérias-primas utilizados e os custos da produção, que implicam no retorno financeiro das empresas”, explica o professor Maurélio Nunes.

Segundo ele, a experiência de ensinar fora de Blumenau foi positiva e a expectativa é que novas parcerias possam ser viabilizadas no futuro. “O curso é dinâmico, com troca de experiências e compartilhamento de problemas encontrados em todas as empresas. Aqui conseguimos discutir e, pelo conhecimento, encontrar soluções”, salienta.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow