Crédito: Grazielle Guimarães/Guabiruba Zeitung

A sessão desta terça-feira, 20, teve como pauta vários temas discorridos durante a última semana, entre eles questões ambientais discutidas a nível nacional e local. Quem salientou sobre o assunto a nível local foi o presidente interino da casa, Waldemiro Dalbosco (PP), que substitui Rosita Kohler (PP) afastada em decorrência de uma cirurgia.

Durante uso da tribuna, Dalbosco questionou um editorial do Jornal O Município que qualificava uma tinturaria que pretende se instalar na região como “poluidora do meio ambiente”. O parlamentar questionou, “que lucro fácil existe hoje em dia com a burocracia e impostos nesse país? O desemprego não é um problema maior do que o suposto despejo de efluentes?”. 

Em entrevista, Dalbosco voltou a falar do tema ressaltando que, “a impressão que se tem ao ler esse jornal é que o desenvolvimento econômico é um bandido, a instalação de uma empresa no ramo de tinturarias, antes dela começar, ela já recebe um carimbo de agressor ao meio ambiente”, afirmou o vereador.

- Publicidade i -

Felipe Eilert dos Santos (PP) se contrapôs em partes à fala de Dalbosco, afirmando que “em decorrência de um problema de desemprego em nosso país, nós não podemos fazer com que um erro justifique o outro. Mas concordo, se os órgãos federais autorizarem a atuação da empresa aqui na região, eles devem ser os responsáveis pela fiscalização”, salientou Eilert.

O petista também falou sobre a possibilidade do fechamento da Agência do Ministério do Trabalho em Brusque, caso nos próximos dias a prefeitura do município vizinho não disponibilize um espaço para instalação do órgão. O parlamentar alertou caso isso não aconteça o cidadão terá que se deslocar para Itajaí (sede regional) para emissão de uma Carteira de Trabalho.

O vereador solicitou ainda a elaboração de um documento para enviar ao prefeito de Brusque, Jonas Paegle, reforçando a importância para a região do Ministério do Trabalho permanecer na cidade.

Solicitações da população

O vereador Haliton Kormann (MDB) apresentou reclamações de moradores sobre a não chegada em suas residência dos carnês da taxa do lixo e água que são emitidos em conjunto pela empresa Atlantis Saneamentos.

O parlamentar voltou a solicitar que as cobranças de água e lixo sejam realizadas de forma separadas para não prejudicar a população.

Outra questão apresentada pelo parlamentar através de indicação foi o conserto da ponte na rua Alois Baumgärtner, bairro Guabiruba Sul, bem como a conclusão das obras de alargamento da Rua Oswaldo Rudolf, bairro Planície Alta.

O vereador Valdeci Gomes Ferreira (PP) reclamou sobre fiação de telefonia e elétrica que após não mais utilizadas pelas empresas prestadoras de serviços são jogadas às margens das estradas, dificultando o trabalho dos roçadores funcionários da Secretaria de Obras. O parlamentar utilizou o sistema audiovisual da casa para apresentar imagens e vídeo desse problema.

Ordem do dia

Foi aprovada por unanimidade Moção de Repúdio nº 12/2019, destinada aos deputados federais e senadores de Santa Catarina,  com a finalidade de manifestar-se contra a alteração feita semana passada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 pelo deputado federal Cacá Leão (PP-BA), relator do projeto, ampliando o repasse de até R$ 3,7 bilhões de recursos públicos para as campanhas municipais à prefeito e vereadores do ano que vem.

Foi aprovada ainda Moção de Congratulações nº 13/2019, destinada ao Brusque Futebol Clube, por ter se consagrado Campeão Brasileiro, Série D 2019, após ter vencido o Manaus por 6 a 5 nos pênaltis, na Arena Manaus no domingo, 18, destacando o futebol brusquense a nível estadual e, inclusive, nacional.

Por: Grazielle Guimarães / jornalismo@guabirubazeitung.com.br

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow