As oficinas da Fundação Cultural de Guabiruba, que estiveram com vagas abertas nos últimos 15 dias, bateram recorde de inscrições. Foram registrados 703 cadastros. Essa é a maior demanda desde 2018, de acordo com dados levantados pela autarquia.
De acordo com o assessor cultural, Elivelton Reichert, neste ano o número de interessados ultrapassou em 18% o número de vagas disponíveis. “Isso é, ao mesmo tempo, incrível e desafiador, pois estamos em busca constante de expansão e ampliação do acesso ao aprendizado na cultura, e no pós-pandemia essa busca só cresceu”, afirma. O trabalho de organização das turmas foi iniciado na sexta-feira (27), após o encerramento do prazo de inscrições. Já ao longo desta semana, os oficineiros iniciaram contato com os inscritos classificados.
A Orquestra Municipal de Guabiruba também esteve com inscrições abertas. Além dos 30 atuais integrantes que se reinscreveram, conforme foi solicitado, o grupo também teve uma demanda com mais 20 novos interessados, dentre eles, pessoas da comunidade com alguma noção de teoria musical. Para a superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, preservar o potencial artístico dos guabirubenses através das gerações é positivo e bastante motivador. “Isso nos alegra, pois o trabalho de visibilidade e representatividade para o município que a Orquestra vem realizando com certeza está refletindo nestes futuros membros”, observa.
Quase todas as aulas são realizadas na sede da Fundação Cultural. “Temos algumas oficinas que são bastante procuradas, e o espaço disponível, somado aos recursos destinados, acaba limitando o atendimento e realização das aulas”, explica Elivelton.
As modalidades com mais inscritos são Balé, Pintura em Tela e Desenho de Observação, por isso outras oficinas acabam tendo vagas ainda disponíveis. Por este motivo a Fundação Cultural abriu um novo formulário para 2° chamada com a intenção de preencher estas turmas e possibilitar o acesso à cultura para o máximo de cidadãos. (A lista de oficinas e o formulário de inscrição podem ser conferidos no final do texto.)
Pesquisa de satisfação
Com o intuito de avaliar e melhorar o atendimento das oficinas e das demais ações da Cultura, a Fundação passou a realizar uma pesquisa anual com os alunos e oficineiros, que acontece em outubro. Na última consulta, muitos alunos declararam que se sentem realizados e gostam muito das aulas, e alguns relataram ser uma atividade terapêutica. Enquanto isso, nas oficinas de Artes Cênicas e de Música, por exemplo, existem oportunidades de apresentações ao público ao longo do ano. “As oficinas são oportunidades para os alunos desenvolverem habilidades que reforçam ainda mais o potencial criativo, a comunicação interpessoal e habilidades motoras. E com a realização das apresentações, buscamos dar visibilidade aos talentos de nosso município, bem como uma maneira de profissionalizar esse potencial artista que participa das aulas na Fundação”, analisa Jenifer
Oficinas nos bairros
Descentralizar as práticas artístico pedagógicas também é um dos objetivos da Fundação, que desde 2022 oportuniza modalidades em diferentes bairros para proporcionar acesso ampliado. Este ano, terão continuidade as aulas de Capoeira, no bairro Lageado Baixo, e a Banda e Coral de Sinos Das Lebenslied, no Aymoré. As oficinas descentralizadas são possíveis através da parceria entre Fundação Cultural e Secretaria de Educação com as escolas municipais, que proporcionam a extensão da prática e ensino.
Novas inscrições
Para as pessoas que não conseguiram vaga na modalidade pretendida ou tiveram interesse em participar das oficinas, a segunda chamada está disponível até 28 de fevereiro ou até o preenchimento das vagas. A inscrição deve ser feita através do formulário no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1vXvZZ1_EMrtXWJpcE0BhuVOKCPgAHCE5KF2uR3ILeRSRXw/viewform
A Fundação Cultural ainda lembra que a inscrição não é garantia de participação imediata. Após o preenchimento das vagas haverá lista de espera. Após preencher o formulário, o inscrito deve aguardar ser chamado para a oficina. Caso o oficineiro não entre em contato, a inscrição permanecerá em lista de espera até setembro de 2023.
Mais informações constam no formulário, ou podem ser esclarecidas através do telefone/WhatsApp 47 3308-3114. A Fundação atende de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, localizada na Rua Brusque, 1000.
Abaixo, confira as oportunidades ainda disponíveis:
LÍNGUA ALEMÃ (INCUBADORA III) – 12 a 17 anos – Terça-feira, das 14h às 16h (10 vagas)
PRÉ-BALÉ II – Acima de 9 anos – Segunda-feira, das 8h30 às 9h30 (13 vagas)
TEATRO ADULTO – Acima de 18 anos – Quinta-feira, das 19h às 21h (11 vagas)
CAPOEIRA, Bairro Lageado Baixo – Acima de 5 anos – Terça-feira, das 17h às 18h (10 vagas)
ESCRITA LITERÁRIA – Acima de 12 anos – Quinta-feira, das 18h30 às 20h30 (8 vagas)
BALÉ – BABY CLASS – 3, 4 e 5 anos – Segunda-feira, das 13h às 14h (7 vagas)
BALÉ – PRÉ-BALÉ I – 6, 7 e 8 anos – Segunda-feira, das 14h às 15h (7 vagas)
TEORIA MUSICAL – Acima de 11 anos – Quarta-feira, das 17h às 18h (7 vagas)
BALÉ – CORPO DE BAILE – Acima de 9 anos, com experiência – Quarta-feira, das 20 às 21h (6 vagas)
TEATRO INFANTO-JUVENIL – 12 a 17 anos – Quinta-feira, das 17h às 19h (5 vagas)
BALÉ – PRÉ-BALÉ I – 6, 7 e 8 anos – Segunda-feira, das 9h30 às 10h30 (5 vagas)
BALÉ – BABY CLASS – 3, 4 e 5 anos – Segunda-feira, das 10h30 às 11h30 (2 vagas)
PRÁTICA MUSICAL EM CONJUNTO – Acima de 8 anos – Quarta-feira, das 18h30 às 19h30 (2 vagas)
TEATRO INFANTIL – Acima de 8 anos – Quinta-feira, das 15h às 17h (1 vaga)