Findadas as convenções municipais em Brusque e Guabiruba, já temos a definição dos nomes que disputarão a principal cadeira do executivo municipal. Em Brusque, quatro nomes aparecem para a disputa. Já em Guabiruba, teremos três nomes buscando a eleição.
Além do atual prefeito André Vechi (PL), Brusque terá outros três nomes que debutarão em eleições municipais majoritárias. O atual prefeito de Brusque busca a reeleição menos de um ano após vencer a eleição “tampão” de 2023. Desta vez, seus adversários serão Cedenir Simon (PT), que em 2020 concorreu a vereador, além de João Martins (PSD) e Danilo Visconti (DC), que concorrem a um cargo eletivo pela primeira vez. Em Guabiruba, o atual prefeito Zirke (PP) conseguiu articular a manutenção da base e vai tentar a reeleição, disputando a cadeira contra Marcos Habitzreuter (Pode), que já foi seu adversário em 2020 e Renata Ferreira (PL), primeira mulher da história de Guabiruba a concorrer ao cargo máximo do executivo municipal.
No âmbito das articulações de bastidores, o destaque em Brusque foi o afunilamento do número de candidatos. Um “acordão” uniu MDB e União Brasil em torno do nome de João Martins, com a bênção do também pré-candidato Ciro Roza (PSD), diminuindo os nomes de 6 para 4. Quem ainda recebe assédio de praticamente todas as frentes compostas é o NOVO, que desistiu de lançar nome para a majoritária, mas não indicou apoio a nenhum dos nomes existentes. O DC, com tudo isso, ficou isolado e tentará a sorte em uma candidatura sem coligação. O destaque dos bastidores políticos de Guabiruba foi a manutenção de Cledson Kormann à vice prefeitura com Zirke. Com isso, além de manter a dupla vencedora de 2020, fortaleceu mais a nominata de vereadores do PSD, fator que pode fazer a diferença em uma eleição que promete ser uma das mais acirradas dos últimos tempos. Isso porque a junção Podemos/MDB conseguiu trazer para a oposição histórica ao PP o “tempero” que faltava nesta receita. Marcos Habitzreuter surge como uma opção viável, já que está em ascendência política. Por fim, o PL inova ao lançar Renata Ferreira, apostando na força da sigla e no apoio de nomes de grande proeminência na política catarinense, como Ana Campagnolo e Julia Zanata.
Briga boa! A campanha começa oficialmente dia 16 e nós vamos acompanhar de pertinho. Que comecem os jogos!
Mudando de assunto…
Semana que vem vou falar sobre as nominatas de vereadores em Brusque e Guabiruba. Aguardem…