A alegria na fala e no olhar são marcas evidentes do carinho que Morgana tem pela avó. Oma Anna, com seus docinhos caseiros, deixou um legado culinário a seus entes queridos. “O amor pela cozinha já vem de gerações em nossa família”, afirma Morgana, mencionando que suas tias e primas são envolvidas profissionalmente com gastronomia e confeitaria. “Agora chegou a minha vez”, frisa.
Morgana tem 31 anos, é filha de Marli e Eufrásio Schaefer. Moradora do Centro, ela estudou Administração no Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e trabalhou com seu pai no escritório despachante. Morgana conta que a cada nova tentativa de recriar as receitas de sua avó, que nem sempre davam certo na primeira vez, crescia sua paixão pela confeitaria.
Em 2015, ela fundou a Oma Anna Doces com intuito de conseguir uma renda extra. Além do sabor, Morgana quis transmitir as boas lembranças que viveu. “O nome do novo negócio não poderia ser outro: uma homenagem a essa mulher que fez com que minha vida fosse muito mais doce, minha oma Anna”.
Anna Kormann trabalhou como servente em casa de família brusquense. Segundo Morgana, foi lá que ela aprendeu as mais diversas receitas, eternizadas em seu caderno, que a neta estima ter uns 70 anos e o guarda com muito zelo e carinho. Um ponto especial é que todas as receitas estão escritas em alemão, motivo pelo qual Morgana teve um pouco de dificuldade para traduzir, mas com auxílio da mãe e das tias que conheciam algumas receitas, ela obteve sucesso e hoje aplica em seu negócio.
A cada venda conquistada e a cada elogio recebido pelos clientes, Morgana sentia mais firmeza na escolha de tornar a confeitaria sua profissão. No ano passado, ela se formou nos quatro meses do curso Pâtisserie e Boulangerie, do Centro Europeu, em Curitiba. “Eu não me sentia muito bem preparada, então decidi que precisava me aprimorar e especializar, aprender as técnicas, mas sem deixar a essência de lado”.
Os Natais da família Kormann eram sempre animados e recheados com os doces da oma Anna. “Não tinha nada igual como chegar na casa da oma e ela ter acabado de fazer os docinhos de manteiga fresquinhos”.
A presença ilustre da Christkindl era assídua e alegrava a noite das crianças. Após o falecimento da avó, há 12 anos, as comemorações de Natal ficaram por conta dos tios, mas os doces da Oma Anna vêm sendo eternizados pelas mãos de Morgana, que transforma todo o carinho e dedicação nos mais variados formatos e sabores.
Receita Doces Amanteigados
6 ovos
½ kg de açúcar
¼ kg de manteiga
1 colher de sal amoníaco
1kg de trigo
1 copo de leite (opcional)
Modo de preparo:
1 – Em um recipiente, misture primeiro açúcar e manteiga.
2 – Depois acrescente os ovos.
3 – Depois o leite e o trigo.
4 – Por último acrescente o sal amoníaco.
5 – Misture bem e vá adicionando trigo até a massa desgrudar das mãos e do recipiente.
6 – Separe a massa em pedacinhos do tamanho de uma bolacha ou então faça formas com uma forminha de bolacha.
7 – Asse no forno em 180º graus.
8- Decore como preferir
Rende aproximadamente 1,7kg de bolachas.