Fotos: David T Silva

 

Durante todo o dia de Finados, os guabirubenses realizaram diversas homenagens aos entes queridos sepultados nos cemitérios da cidade. A missa de finados celebrada na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 7h desta quarta-feira (2), contou com a presença de dezenas de fiéis. 

A celebração foi presidida pelo padre Marilton Nuss no Auditório Cristo Rei, no Salão Paroquial, já que a igreja matriz está em reforma.

- Publicidade i -

Na homilia, o celebrante destacou que o dia de finados é o dia em que os fiéis são convidados a encontrar tempo para visitar os que partiram. “É o dia em que celebramos em nosso coração a saudade daqueles que já partiram”, ressalta. 

O padre ainda destaca que nos cemitérios são lembradas histórias, lutas e alegrias. “O sentimento de tristeza no cemitério nos recorda dos nossos entes queridos que morreram e nos recorda o futuro que é a morte. Conseguimos aliviar essa tristeza colocando velas e flores, como sinal de esperança e para dar beleza aos túmulos”, ressalta.

Benção dos túmulos

Logo após a missa, os fiéis seguiram o celebrante até o cemitério. No local, o padre abençoou os túmulos e os fiéis que estavam em frente às lápides. “A igreja considera o cemitério um lugar sagrado, é o nosso campo santo, onde rogamos ao Pai celeste por todos aqueles que faleceram na paz de Cristo e por aqueles cuja fé só Deus conheceu”, frisa, antes de iniciar a aspersão de todas as lápides.

 

Saudade

Emocionada, a moradora do centro, Marlete Visconti, contou que aguardava o padre para a benção do túmulo da família. Ela conta que perdeu pai e mãe há alguns anos e a única irmã em 2021. 

“As boas lembranças ficam, ainda bem”, comenta ela, que gosta de ir sozinha fazer as visitas em dias que não tem movimento no cemitério. Ela também fala que vai ao cemitério todos os meses, como também faz Cleiton Marchiori, que acompanha a mãe na visita ao túmulo do pai, falecido em 2011.

 “Mensalmente viemos fazer a limpeza e trazer flores. Temos o cuidado de usar flores artificiais, para não deixar água por causa da dengue”, comenta ele, que contou que pretende reformar a lápide e girar a pedra para que a pintura de um acordeon – instrumento que seu pai tocava – fique na posição correta, quando vista do corredor.

 

Celebrações de Finados

A paróquia também teve celebrações nesta manhã nas igrejas São Cristóvão, no Aymoré, São Pedro, no bairro São Pedro, Nossa Senhora Aparecida, no Guabiruba do Sul, Sagrado Coração de Jesus, no Planície Alta e São Vendelino no Lageado Baixo. Já na Imaculada Conceição, no Lageado Alto, foi celebrada no período da tarde, assim como a segunda missa do dia na matriz.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow