Pelznickel X – A Sociedade do Pelznickel – Pelznickelplatz – Personagens

0
406

Com o objetivo de preservar, cultivar e ativar a cultura natalina centenária e única que foi trazida pelos imigrantes badenses e que sobrevive ao tempo, foi criada em Guabiruba, em 2005, a Sociedade dos Pelznickel. E é única pois, segundo a diretoria da Sociedade dos Pelznickel, não se conhece outro lugar no Brasil onde essa cultura ainda exista. Composta por 76 integrantes, a Sociedade do Pelznickel é considerada um grande braço da cultura da cidade de Guabiruba. Os integrantes da sociedade costumam se reunir mensalmente para estudar a história e se organizar para a promoção de novos eventos, sendo que os desfiles são considerados sua marca.

Além de participar dos desfiles promovidos pela própria população e pela administração pública de Guabiruba, os integrantes da Sociedade do Pelznickel também têm sido convidados para participar de inúmeros eventos em outras cidades, tais como encontros de papais noéis, ações em escolas da região e desfiles de Natal. Nestas oportunidades, quando possível e pertinente, outros personagens como a Christkindl, o Opa e a Oma, o Sackmann, e São Nicolau também participam dos desfiles, sempre divulgando a cultura da cidade.

A partir de 2012 a Sociedade do Pelznickel passou a promover um grande evento anual, chamado de Pelznickelplatz – Lugar do Pelznickel -, oportunidade em que os interessados na cultura guabirubense podem visitar o espaço “onde vive o Pelznickel”. E os trabalhos da Sociedade do Pelznickel começam a colher os frutos, pois, recentemente, em 2018, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, a partir de critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014) reconheceu a iniciativa PELZNICKEL como Ponto de Cultura. O certificado emitido pelo Ministério da Cultura comprova que a Sociedade do Pelznickel desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil. Segundo Cultura (2018), a principal ação do Programa Cultura Viva são os Pontos de Cultura – entidades/grupos/coletivos, com atuação comprovada na área cultural, selecionados por edital de responsabilidade do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com outros órgãos do governo federal e com governos estaduais e municipais.

- Publicidade i -

Pelznickelplatz

Desde a sua fundação, a Sociedade do Pelznickel participa de diversos eventos, como do Desfile de São Nicolau  pelas ruas da cidade (sempre no dia 6 de dezembro), do Weihnachten em Guabiruba (Cantata de Natal), dos Desfiles de Natal, de apresentações em cidades vizinhas como Blumenau e Pomerode, da entrega de premiações do Concurso WeihnachtsLichter (Concurso Luzes de Natal) promovido anualmente pela Associação Visite Guabiruba – AVIGUA e, em 2012, a Sociedade do Pelznickel abriu, pela primeira vez, os portões do Pelznickelplatz, o local que é a morada do Pelznickel. Instalado na Rua Nicolau Schaefer, 647, bairro Imigrante, em Guabiruba, desde a sua primeira edição o Pelznickelplatz vem engrandecendo o Natal de crianças, jovens, adultos e idosos, porque o Pelznickel é uma “tradição que encanta”.

O Pelznickelplatz costuma abrir seus portões ao público nos dois últimos finais de semana que antecedem o Natal. Na primeira edição, em 2012, recebeu em torno de 3.000 visitantes, em 2013 esse número já subiu para 8.000 visitantes e, a partir de então, tem recebido aproximadamente 14 mil pessoas em cada edição, pois esta é a capacidade máxima de público para o espaço onde mora o Pelznickel. Além disso, o evento tem gerado mídia espontânea, com publicações na imprensa local, regional, estadual, e até nacional, inclusive na Rede Globo que é considerada uma das principais emissoras de TV da atualidade. É de Guabiruba para o mundo!

Personagens que vivem no PelznickelPlatz

No Pelznickelplatz da Guabiruba, vivem diversos personagens que dão vida ao espaço. Conforme informações extraídas do Blog do Pelznickel (2018), quem visitar o local vai encontrar as Christkindl, o Opa e a Oma no Farmhand, o Sackmann, o São Nicolau e muitos e muitos Pelznickel pois, afinal, eles vivem no mato da Guabiruba.  Conheça melhor cada um dos personagens, conforme descrito pela própria Sociedade do Pelznickel:

Christkindl

São Nicolau era casamenteiro e, conta a lenda que, em trocado serviço do casório ele pedia que, no período do Natal, as noivas ajudassem as pessoas mais necessitadas. Assim, as moças iam de casa em casa, com sua veste de casamento (vestido branco e véu cobrindo o rosto), para ajudar as pessoas e até dar presentes. No dialeto alemão Badenser (falado na região de onde emigraram os colonizadores de Guabiruba), o nome Christkindl, significa “Menino Jesus”. Bondade e carinho, assim são as Christkindl que atuam no Pelznickelplatz, e que desempenham o papel de Cristo Criança muito bem.

Farmhand

Na casa do Farmhand (trabalhador agrícola, agricultor, colono), o visitante pode encontrar uma mesa farta de comidas do campo, como o famoso cafezinho preparado pela Oma no coador de saco de pano, com a água esquentada no fogão aquecido com a lenha que o Opa recolheu na mata.

Sackmann

Também conhecido como o “Homem do Saco”, ele vive no Pelznickelplatz. Conta a lenda que antigamente o Sackmann passava de rua em rua, trajando suas velhas roupas, com seu chapéu de abas largas, bem surrado e sempre com um saco nas costas para pegar as crianças que andavam sozinhas pela rua, principalmente à noite. O Sackmann prendia as crianças no saco e as carregava, mas ninguém sabe para onde ele as levava.

São Nicolau

Diz a tradição que São Nicolau nasceu em Petara, na Ásia Menor (hoje Turquia) na segunda metade do século III e que faleceu no dia 6 de dezembro do ano de 342. A São Nicolau foram atribuídos diversos milagres, o que fez dele um santo popular na Europa, como protetor dos marinheiros, comerciantes e santo casamenteiro. Conta-se também que, nos tempos difíceis, ele costumava ajudar os pobres e oprimidos. Ele se destaca como amigo das crianças, pois foi a elas que São Nicolau mais se dedicou.

Pelznickel

Segundo a lenda descrita no Blog do Pelznickel (2018), a relação de São Nicolau com os Pelznickel começou assim: no tempo do Natal, São Nicolau passava nas casas para dar a bênção e entregar doces, mas em algumas casas havia crianças muito rebeldes, que não respeitavam os pais e os mais velhos, eram desobedientes. Então São Nicolau teve a ideia de buscar os moribundos que viviam além dos muros da cidade para dar um susto, ou mesmo uma surra, nas crianças que não eram respeitosas. E isso deu muito certo, por isso o São Nicolau passou a andar com eles. Com o passar dos anos, os moribundos foram criando formas mais assustadoras e começaram a ser chamados de Pelznickel, numa referência ao traje que eles usavam que era feito de pelos pois no Natal europeu faz muito frio, e por andarem acompanhando o São Nicolau.

No entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, o Pelznickel sai das matas onde vive e invade as ruas de Guabiruba para dar uma lição nas crianças que não se comportaram bem durante o ano, com o objetivo de que elas reflitam e melhorem as suas atitudes no ano seguinte. Cobertos de folhas, barba-de-velho ou trapos, com chifres e máscaras assustadoras e carregando correntes, chicotes ou varas, eles auxiliam o Papai Noel na tarefa de entregar presentes para aqueles que foram bonzinhos, bem como amedrontar e até castigar as crianças que andaram aprontando ao longo do ano.

Deixe uma resposta