Imagem: Ilustrativa/Kaspars Grinvalds

 

Há poucas semanas para comemorar o Dia dos Pais, o comércio catarinense já deve se preparar para as vendas, já que a Pesquisa de Intenção de Compras da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), aponta uma alta nominal de 6,0% diante do ano anterior, com valor estimado em R$ 194,77 para os gastos com a data.

“O Dia dos Pais é mais uma data especial e que traz muitos estímulos para a movimentação econômica de praticamente todos os setores do comércio. E as pesquisas divulgadas pela Fecomércio buscam orientar e preparar o empresário com essas informações relevantes para um melhor aproveitamento da data em seus estabelecimentos”, explica o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni.

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De acordo com os resultados, ainda dá tempo do empresário se preparar para a data, pois 55% dos entrevistados afirmaram que as compras devem ficar concentradas durante a semana que antecede a data comemorativa. Os locais de compra preferidos continuam a ser o comércio de rua (59,4%), seguido das lojas de shopping (21,4%) e das lojas virtuais (15,8%). E os presentes mais procurados serão vestuário (51,2%), calçados/bolsa (19,3%) e perfumes e cosméticos (16,3%).

Presentear com alguma experiência também está nos planos dos entrevistados e em alta frente ao ano anterior. Cerca de três quartos dos entrevistados informaram que pretendem realizar algum tipo de passeio na data, situação muito diferente de 2022 quando 56,1% relataram que não iriam. A opção de almoçar/jantar na casa de familiares foi a mais recorrente (44,7%) seguida da intenção de ir a um restaurante (21,9%).

A pesquisa mostra que a situação financeira das famílias está melhor que no ano anterior para 46,1% dos entrevistados, um crescimento de 10,0 pontos percentuais (p.p.) e menor apenas do que o ano de 2019 (49,0%). Além do mais, 39,4% dos entrevistados relataram que estão em situação financeira equivalente a de 2022 e 14,4% em piores condições. Assim, em termos práticos, tais dados revelam uma significativa melhora na percepção média da situação financeira tendo em vista que neste ano registrou-se o menor índice de “pior” da série histórica.

Os dados também mostram que o consumidor pretende reduzir a utilização de crédito e optar mais pela renda mensal para realizar as compra neste Dia dos Pais. Nesta toada, 59,8% dos entrevistados informaram que irão pagar os presentes com parte de sua renda mensal. Além disso, 12,2% dos entrevistados afirmaram que guardaram recursos para comprar os presentes, prática que teve uma queda de 3,7 p.p. diante do ano passado. E 25,0% são o percentual de entrevistados dispostos a utilizar o crédito para presentear os pais.

“É sempre uma satisfação compartilhamos os resultados da pesquisa da nossa Federação, pois ela aponta caminhos importantes para os empresários do comércio. E nesta, em especial, os números demonstram que há uma predisposição das pessoas investirem um pouco mais nos presentes de Dia dos Pais. Este é um dado otimista para todo o comércio e representa uma excelente oportunidade para todo o setor. Então fica aqui o alerta para todo o comércio investir neste Dia dos Pais, com opções interessantes para apresentar aos clientes e termos um mês de agosto aquecido com esta data comemorativa”, ressalta o presidente do Sindilojas Brusque e vice-presidente do Varejo Catarinense pela Fecomércio, Marcelo Gevaerd.

Para o empresário, é importante saber que tipo de ações do comércio o consumidor catarinense irá valorizar nesta data. Nesse ano, ganha força a preferência dos consumidores quanto ao preço que passou dos 25,3% para 32,4%. Na sequência, os quesitos promoções (22,7%) e qualidade do produto (22,1%), figuram com percentuais bastante próximos e são seguidos pelo atendimento (12,9%). Ademais, os consumidores ainda revelam que a variedade de marcas (5,0%) e a facilidade no pagamento (4,4%) são ações comerciais valorizadas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de junho e 5 de julho de 2023 e ouviu 2.100 pessoas. Foram escolhidos sete municípios de Santa Catarina: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

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