A bibliotecária Jéssica Glienke David, que atua na Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel usou a tribuna popular na sessão ordinária de terça-feira (13) para falar sobre a importância do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Guabiruba e da leitura. “O acesso à leitura é essencial para o desenvolvimento cultural, educacional e social de uma comunidade. É exatamente o que propomos ao implementar esse plano no nosso município”, frisou.
A bibliotecária ainda enumerou duas demandas acerca das instalações destes espaços nos educandários guabirubenses. “Infelizmente ainda enfrentamos uma carência significativa em Guabiruba. A ausência de bibliotecas adequadas nas escolas e de profissionais habilitados prejudicam o desenvolvimento intelectual e estímulo à leitura, especialmente na infância”, ressaltou.
Jéssica destacou que o plano também incentiva a valorização e difusão da cultura local e regional, e que pode estimular a produção literária e formação de novos escritores.
A vereadora Maria Simone Fischer (MDB) aproveitou a presença da bibliotecária, e disse desejar que em um futuro próximo a cidade possa dispor de uma profissional em cada educandário.
Os vereadores progressistas Ricardo José Schlindwein e Waldemiro Dalbosco também comentaram sobre a tramitação e aprovação do Projeto de Lei, que institui o Plano Municipal do Livro. Waldemiro destacou a necessidade de rever as prioridades nos espaços dos educandários de Guabiruba.
Ordem do dia
Aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 15/2023, que institui o plano municipal do livro para o decênio 2023-2033.
Também foi aprovado, em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar nº 2/2023, que altera a lei 1.477 de setembro de 2014, que dispõe sobre professor não habilitado. Os parlamentares apresentaram uma emenda modificativa ao 2/2023, para reduzir os vencimentos dos não habilitados. Após a emenda, os vencimentos corresponderão a 90% do salário-base dos professores habilitados, que recebiam o mesmo valor dos habilitados.
A próxima sessão ordinária está marcada para terça-feira, 20 de junho.