Crédito: Grazielle Guimarães

Por: Grazielle Guimarães

Sem projetos nem moções para apreciação dos vereadores, nesta terça-feira, 12, a sessão da Câmara foi dedicada à discussões de solicitações e necessidades dos guabirubenses, bem como a parabenizar os atletas do Karatê, que conquistaram duas medalhas no 59º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).

O vereador Haliton Kormann (MDB) destacou que “virou rotineiro dar parabéns ao karatê pois eles sempre nos trazem medalhas e estão em posição de destaque”, durante sua fala na tribuna. Os parabéns também foram direcionados a equipe do Olaria que venceu pela quarta vez o Campeonato Municipal de Futebol Amador de Guabiruba no último domingo, 10. 

- Publicidade i -

A primeira parlamentar a se pronunciar, Denise Fernandes Fischer (PP), destacou suas indicações solicitando a construção de abrigos de ônibus ao longo da rua Nicolau Schaefer, bairro Imigrantes. Denise também solicitou que o Executivo, por meio da Atlantis Saneamento, faça as devidas melhorias na rede de distribuição de água no bairro Imigrantes, diante da frequente turbidez da água distribuída aos moradores.

A parlamentar destacou ainda a necessidade de maior segurança aos usuários da Academia para Todas as Idades (ATI), construída nas imediações do posto de saúde da rua Arthur Baumgartner, bairro Imigrantes, atendendo apelo de seus usuários. “As pessoas me passaram que não usam os equipamentos no fim da tarde por conta da insegurança na área. Pedimos um maior policiamento ali, durante este período”, destacou.

Felipe Eilert dos Santos (PT), comentou sobre sua reunião na Associação de Moradores do bairro Planície Alta (AMPLA), junto com Neide Luzeti Hort, secretária de Assistência Social. Na oportunidade, diversos temas foram discutidos, dentre eles a violência contra idosos e menores de idade. “Foi um momento muito importante, onde repassamos para a comunidade alguns procedimentos e prioridade da prefeitura, fazendo com que os moradores entendam a demanda do Executivo e possam expor suas necessidades e sentimentos em relação à administração pública”, salientou.

Além dos parabéns aos atletas de Guabiruba, o vereador Haliton destacou a demora do atendimento por parte da GBTRAN. Solicitando ao órgão a instalação de uma lombada na rua Melchior Fischer, bairro São Pedro, tendo em vista o excesso de velocidade praticado pelos motoristas na via, do mesmo modo melhorando a sinalização nas imediações da residência nº 225 na rua Vicente Scharf, bairro Imigrante.

Haliton pediu ainda que a GBTRAN proceda um estudo com a finalidade de sinalizar a entrada e saída de caminhões, nas imediações da Ponte José Schlindwein (Fábrica Darcio Kopp), bairro Guabiruba Sul. “São demandas tão simples que não apenas eu como outros vereadores também já solicitaram e a GBTRAN quase nunca nos atende. Quando atende é muito demorado, sendo necessário pedir inúmeras vezes”, destacou o parlamentar.

O líder da oposição na Câmara, Jaime Luiz Nuss (MDB), destacou mais uma vez os problemas no atendimento da empresa Atlantis Saneamento. “Fui até a Atlantis nesta semana, o lugar estava lotado, senti que alguma coisa não estava legal ali naquela empresa, com uma funcionária muito perdida. Fato é que a taxa de lixo não vem e quando vem é com o valor dobrado. As pessoas precisam ir repetidas vezes na empresa. O prefeito precisa  ter atenção nisso. Os municípios de Mafra e Rio do Sul estão com problemas com a Atlantis chegando até ao judiciário e Guabiruba precisa ter atenção para não ir pelo mesmo caminho”, destacou o parlamentar. 

Jaime Nuss também voltou a solicitar o detalhamento das vagas destinadas ao Concurso Público que a prefeitura de Guabiruba está promovendo. O parlamentar pediu novamente a presença da secretária de Meio Ambiente de Guabiruba, Bruna Ebele, para esclarecer o diagnóstico levantado no município, dando uma geral sobre o programa ambiental que será implementado em Guabiruba.

Paulo Ricardo Gums (PP),  apresentou imagens sobre o processo de limpeza de bocas de lobo nas ruas Karl Boos e Sternathal. O parlamentar destacou a entrada nos processos de manutenção de placas de rua tendo sua fala complementada pela presidente do Legislativo, Rosita Kohler (PP). “Muitas placas necessitam apenas de plotagem e não uma nova estrutura, pois o material é muito resistente. Outras lavando com uma escova já ficam novas, cheguei a fazer o teste em uma delas. Isso traria muito mais economia para o município”, salientou. 

Por fim, Waldemiro Dalbosco (PP), destacou sua participação em audiência pública na cidade de Gaspar, que tratou na construção de um Anel Viário na cidade para melhoramento da mobilidade. “Nós precisamos tratar temas como este de forma regionalizada pois isso beneficia não apenas Gaspar como toda a região, assim como a duplicação na Antônio Heil, no entanto, vimos baixa participação dos municípios vizinhos”, salientou.

Durante conversa com o deputado Ivan Natz, Waldemiro falou sobre a situação da Escola Professor João Boos e a quadra de esportes da Escola Carlos Maffezzolli. O deputado assumiu o compromisso de enviar um assessor para em loco verificar as situações. “Porém, a prioridade está em três escolas de Blumenau que estão interditadas, muito provavelmente o João Boos não receberá apoio do governo nos próximos meses”. 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow