Divulgação PMG

 

Na última semana cerca de 320 profissionais participaram da Formação Continuada promovida pela Secretaria de Educação de Guabiruba (SEME). A capacitação é um preparatório para o semestre que inicia após o recesso escolar. O retorno das aulas tem data marcada para 31 de julho, tanto para o ensino fundamental, quanto para o infantil.

A capacitação realizada nos dias 19 e 20, foi dividida em áreas de atuações coordenadas pelos quatro coordenadores da SEME, cada qual responsável pela sua área de atuação.

- Publicidade i -

A formação dos profissionais de educação infantil e cuidadores recebeu a capacitação voltada para a inclusão com as temáticas de manejo comportamental, estimulação precoce e sinais de alerta. Segundo Priscila Demetrio, coordenadora da Educação Especial, “O objetivo com a abordagem das temáticas era sensibilizar o olhar dos profissionais as demandas apresentadas no cotidiano escolar, principalmente relativo ao público alvo da educação especial.”

No segmento das creches e pré-escolar, a coordenadora pedagógica Sônia Zabel, explica: “Os profissionais vivenciaram práticas pedagógicas, nas salas temáticas: Natureza, onde tu estás? Entre Panos e Mistérios e A Literatura e seus Encantos. Vivendo no corpo a potência das Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Infantil de Guabiruba. Aos professores da Pré-escola (4-5 anos) foram proporcionadas várias oficinas relacionadas a diferentes áreas: Saúde Mental, Experimentos Científicos e a Educação Ambiental.”

Os professores dos Anos Iniciais foram divididos em dois grupos de capacitação. Grupo dos professores do 1° e 2° ano e professores do Reforço Escolar e grupo dos professores de 3°, 4° e 5° ano. Segundo Raquel Boos, coordenadora dos Anos Iniciais, “No grupo do 1°, 2° e Reforço Escolar é abordado sobre Alfabetização e Ensino Religioso. Além das oficinas de Educação Ambiental e Literatura Infantil. E para os grupos de 3°-5° ano, foram abordados Ensino Religioso e Língua Portuguesa, além de oficinas de Educação Ambiental e Experimentos Científico. Todas as práticas são articuladas de acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais.”

Os professores dos Anos Finais trabalharam práticas através das diretrizes que foram elaboradas em 2022 e estão sendo lançadas neste ano. As práticas estão alinhadas e estudadas conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este ano, os profissionais estão desenvolvendo atividades e situações em cima do estudo, como Educação Ambiental, Tecnologia na Educação, entre outros aspectos que os profissionais consigam desenvolver as novas diretrizes curriculares municipais com os alunos. Segundo Pedro Gastaldi, coordenador dos Anos Finais, “Essa segunda formação dos profissionais visa a formação continuada durante o ano de 2023 e contempla os profissionais para que sempre estejam preparados para lidarem com os alunos e com a sala de aula.”

Mais informações com a Secretaria de Educação pelo 47 3308-3102.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow