O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar (PM), formou 315 alunos, de 14 turmas, de nove escolas, na quinta-feira (28), em Guabiruba. A cerimônia foi realizada nas dependências da comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Guabiruba do Sul. O Proerd criado em 1998 existe há 22 anos na cidade e está próximo da marca dos 5 mil participantes.
Como as colegas Bruna Zimermann e Elisa Fischer, estudantes do quinto ano na escola pe. Germano Brandt, que são concluintes do programa. Eliza conta que foi uma boa experiência participar do Proerd. “Eles ensinam que não se pode usar drogas. E eu me sinto orgulhosa. É muito bom participar, é uma coisa bem legal para toda minha vida”, comenta.
Os pais de Elisa, Maria Carolina Kormann Fischer e Edilson Fischer afirmam que foi um aprendizado enorme e muito gratificante a participação dela no programa da PM. Eles contam que é a segunda filha do casal que participa. “Acho que foi muito importante para ela. É um prazer prestigiar esse momento importante do aprendizado das crianças”, comemoram.
Policiais
O Sargento PM Sandro Roberto Bonin fala que o Proerd consiste em um trabalho entre escola, polícia e família. “Esse trabalho com as crianças é para que se tornem bons cidadãos e procuramos trabalhar com todas as escolas. São dez lições apresentadas no Proerd kids. Existem ainda as turmas dos sétimos anos e o Proerd pais.
No kids abordamos os riscos e efeitos na saúde de bebidas e cigarros. Trabalhamos também com riscos, consequências, pressões de colegas, falamos sobre tensões, sobre serem confiantes, seguros e prestar atenção, sobre bullying e a importância de ajudar o outro e ser ajudado. De se tornar um bom cidadão. A formatura é um momento inesquecível para as crianças que marca a finalização do programa das turmas”, conclui.
O programa em Guabiruba conta com três instrutores, o Cabo PM Günter Teobaldo Gums, a Soldado Karine Gonçalves e o também Cabo PM Guilherme Sedrez, que é quem conta um pouco sobre a participação no programa. “Participar como instrutor é gratificante. O reconhecimento das crianças é muito bom. A gente vive uma realidade diferente dos nossos companheiros de trabalho. Porque a todo momento que estamos com as crianças somos tratados como heróis. Eles têm muito entusiasmo pelo nosso trabalho e é muito gratificante para nós como instrutores do Proerd”, destaca.
De acordo com o Cabo Sedrez, as aulas são ministradas em 10 semanas, uma aula por semana de aproximadamente 1h em que o policial fala sobre aspectos em relação às drogas e à violência. “Trabalhos muito o comportamento e comunicação com as pessoas. Falamos também sobre bullying, sobre os malefícios que podem causar com os colegas, além de ter a tomada de decisão sobre o consumo de drogas, porque se eles têm conhecimento, podem fazer uma escolha segura”, completa.
Participaram do evento, o Comandante da 7ª C.R.P.M. Coronel PM Luis André Pena Viana de Oliveira, o Comandante do 18º Batalhão de PM, Tenente-Coronel PM Heintje Heerdt, o Comandante do 1º G.P.M. de Guabiruba, 2º Sargento PM Murilo Wilke, o Cabo BM Edelvado Dalabeneta, e responsável pela delegacia de Polícia Civil em Guabiruba, o escrivão Pedro dos Santos. Também prestigiaram a formatura autoridades políticas e municipais, o gerente da agência Sicredi de Guabiruba, Thiago Alves e familiares.
A formatura contou com apresentações da Associação Guabirubense de Karate e da Orquestra Municipal de Guabiruba.